×
Loading ...

Como deixar a cola menos grossa

A cola às vezes se engrossa devido à umidade da evaporação de um recipiente aberto. Alguns projetos, como papel machê, exigem uma cola mais aguada. Um material mais mais fino também é mais fácil para as crianças espremerem para fora do recipiente. Um remédio caseiro simples permite que você altere a consistência de uma cola muito grossa.

Instruções

Quando a cola se torna espessa, é difícil espremer para fora do recipiente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Retire a tampa do frasco de cola. Adicione uma colher de chá de água quente da torneira.

    Loading...
  2. Misture a água quente na cola grossa com um espeto. Se ainda estiver muito espessa, adicione mais água, uma colher de chá de cada vez, até que a cola fique fina o suficiente para espremer ou sair do recipiente. Se só quiser que seja comprimida para fora, coloque a tampa no recipiente. Se precisa de uma cola mais fina, mais liquefeita, para um projeto de artesanato, prossiga para a próxima etapa.

  3. Despeje a cola em uma tigela. Adicione a água quente, colocando uma colher de sopa de cada vez, e mexa até que você tenha atingido a consistência desejada.

Loading...

Dicas

  • Adicione algumas gotas de tinta têmpera diluída para fazer uma cola colorida para as crianças.
  • Cola diluída pode ser passada sobre o papel para fazer colagens ou usada para mergulhar tiras de jornal para papel machê ou tiras de gaze para fazer máscaras.

O que você precisa

  • Funil
  • Espeto
  • Tigela
  • Colher

Referências

Loading ...
Loading ...