×
Loading ...

Como deixar um contrapiso impermeável

Atualizado em 17 abril, 2017

O contrapiso é o material que é colocado entre o piso e a base de concreto ou vigas para o piso de uma construção e o material acabado, que é a camada visível do chão. Tornar um contrapiso impermeável é sempre uma boa ideia, mas é especialmente necessário em ambientes onde é mais provável que a umidade entre em contato com o chão, como o banheiro ou porão. Você pode comprar materiais impermeáveis para colocar no seu contrapiso, mas é possível também impermeabilizar materiais de piso que não são fabricados com essa qualidade.

Instruções

A camada conhecida como contrapiso está abaixo da camada mais externa e visível de um chão (ULTRA F/Digital Vision/Getty Images)
  1. Insira um tubo de calafetagem em uma pistola aplicadora e corte a ponta dele em um ângulo de 45º, utilizando uma faca. Faça um furo no selo de alumínio do tubo, se existir um, com o pino de metal incluído para esse propósito.

    Loading...
  2. Aplique uma camada de calafetagem entre as partes do piso e ao redor do perímetro dele. Use o suficiente para formar uma selagem adequada, mas não tanto para evitar que sobreponha a superfície do material do contrapiso.

  3. Aplique uma gota de calafetagem ao redor de pregos ou parafusos, para evitar o vazamento de umidade nesses pontos. Aplique o selante em quaisquer divisões ou entre o material do contrapiso. Sele qualquer lugar onde a umidade pode se infiltrar, independentemente de quão pequeno possa parecer.

  4. Permita que a calafetagem seque por 24 horas e forme uma selagem.

  5. Pinte uma camada de selante impermeável sobre o piso, utilizando um pincel largo para selar madeira e outros materiais de contrapiso.

  6. Deixe o selante secar, seguindo as instruções do fabricante. Em caso de dúvidas, 24 horas normalmente é um período seguro.

  7. Se desejar, aplique uma segunda camada.

Loading...

O que você precisa

  • Tubo de calafetagem e aplicador
  • Faca
  • Selante para impermeabilizar pisos
  • Pincel

Referências

Loading ...
Loading ...