Mais
×

Como deixar de ir dormir de madrugada e passar a acordar cedo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Há pessoas que costumam dormir mais tarde e ficam ativas até altas horas, enquanto outras acordam cedo com facilidade, são mais produtivas e ativas durante o dia e sentem-se cansadas durante a noite. Essas características dependem em grande parte da genética, de acordo com o doutor Gary Richardson, pesquisador sênior do Henry Ford Hospital Sleep Disorders Center em Detroit. Mas o estilo de vida--emprego, amigos, atividades de lazer, hábitos--também tem um grande papel na determinação das preferências. Assim, é possível para qualquer um passar a ir dormir e acordar cedo.

Instruções

É possível passar a acordar cedo (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)
  1. Estabeleça uma rotina diária. Vá dormir na mesma hora todos os dias e levante-se na mesma hora de manhã. Não durma até mais tarde nos finais de semana nem nos feriados. Coloque o despertador para uma hora específica e levante-se quando ele soar.

  2. Tome os remédios para ajudar a pegar no sono na hora estabelecida, mas só até seu corpo se acostumar a ir dormir mais cedo, de acordo com a revista Newsweek. A melatonina é um suplemento natural que ajuda a regular o ciclo de sono e não vicia.

  3. Tome bebidas que contenham cafeína de manhã, mas não à tarde, para ajudar a mudar os hábitos, pois a cafeína pode continuar no corpo e perturbar o sono.

  4. Exercite-se durante o dia para ajudar a circulação. Uma caminhada matinal pode ajudar a revitalizar. Nunca se exercite perto da hora de dormir, pois os exercícios aumentam a temperatura corporal, o que pode perturbar o sono.

  5. Se ficar com fome perto da hora de dormir estabelecida, faça um lanche leve, de preferência com peito de peru e leite, que contêm triptofano, substância que ajuda a dormir melhor. A Newsweek recomenda evitar fazer grandes refeições à noite.

Aviso

  • Se você não conseguir estabelecer uma rotina de sono, procure ajuda profissional. Se você se sentir constantemente cansado depois de dormir bem à noite, pode ser sinal de algum problema de saúde.

O que você precisa

  • Despertador
  • Remédios para dormir ou melatonina
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article