Mais
×

Como deixar fosco um sapato preto brilhante

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Novos sapatos pretos geralmente vêm com uma aparência lustrosa que pode ser brilhante demais, dependendo das preferências pessoais. Isto pode ocorrer devido à alta concentração de cera e outas substâncias de polimento que se acumulam na superfície do couro. Se elas forem removidas, o sapato ficará mais fosco. Removedor de esmaltes de unha é o item mais fácil de ser usado para reduzir o brilho dessas peças. Este processo, apesar de eficaz, requer algum cuidado e só é recomendado se você quiser que o calçado fique permanentemente fosco. Uma vez que as substâncias que dão o aspecto lustroso são removidas, elas não voltam mais.

Instruções

Sapato lustroso (Brian Alexander)
  1. Limpe a superfície do sapato com um pano macio e seco, removendo qualquer sujeira e poeira do acabamento.

  2. Aplique uma leve camada de removedor de esmalte de unha a outro pano. Ele não deve ser encharcado -- apenas levemente molhado. Isso lhe permite ter mais controle sobre sua aplicação.

  3. Teste o removedor em um ponto imperceptível do sapato para assegurar que ele não irá descolorir o couro. Esfregue o pano levemente em um pequeno ponto e espere alguns minutos.

  4. Aplique o removedor de esmalte ao sapato com um movimento circular leve, extraindo somente a cera brilhante de sua superfície. Não pressione o pano ou aplique mais que uma camada de cada vez, pois muita acetona pode danificar gravemente o couro.

  5. Aplique uma camada graxa para polir sapatos em creme com hidratante de couro ao calçado. Apesar de restaurar um pouco do brilho do sapato, este é um passo importante. O removedor de esmalte pode danificar o óleo do couro, fazendo com que fique vulnerável a se rachar.

O que você precisa

  • Panos secos e macios
  • Removedor de esmalte de unha
  • Graxa para polir sapatos em creme
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article