×
Loading ...

Como deixar uma mesa nivelada em um piso desnivelado

Atualizado em 23 março, 2017

É muito difícil colocar móveis de forma nivelada em alguns pisos, como os de ardósia natural. Uma mesa bamba pode ser muito frustrante, principalmente quando pousa sobre três pés, parecendo ser firme, e se inclina sobre o quarto. É especialmente satisfatório, então, quando, depois de ajustar os pés, você exerce pressão sobre a mesa e sente todos os quatro pés perfeitamente alinhados e encostados no chão. Pés de mesa rosqueados e ajustáveis facilitam essa tarefa e tornam o reajuste mais fácil depois de serem instalados.

Instruções

Nivelar uma mesa é mais do que uma conveniência — pode evitar pequenos desastres (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Calce a mesa da direita para a esquerda. Coloque um nível em cima do tampo da mesa da direita para a esquerda e insira calços de porta de cedro debaixo dos pés, nivelando o tampo. Pode ser útil usar dois calços, inserindo primeiro a extremidade fina, debaixo de um pé a partir de lados opostos do mesmo. Dessa forma, a inclinação dos calços segura o pé, enquanto um único calço pode fazer com que o pé deslize.

    Loading...
  2. Calce a mesa da direita para a esquerda. Repita o processo de calçamento com o nível colocado da frente para a parte de trás da mesa. Talvez seja preciso fazer pequenos ajustes ao nível de lado a lado após este passo.

  3. Meça a distância de cada pé até o chão. Você pode usar uma fita métrica, mas é mais fácil usar um compasso e depois transferir a distância para um pedaço de papel com duas marcas. Deixe a marca superior paralela, para que a segunda marca mostre a diferença de altura. Anote a qual pé cada medida pertence. Você pode até mesmo marcar os pés com fita crepe e escrever "A, B, C e D", e depois rotular as medidas correspondentes.

  4. Vire a mesa de cabeça para baixo, deixando os calços no chão. Com uma régua, faça marcas diagonais cruzadas embaixo de cada pé para encontrar o centro.

  5. Faça um furo embaixo de cada pé com o mesmo diâmetro que os seus niveladores. Primeiro, enrole um pedaço de fita crepe ao redor da broca para indicar a profundidade do furo. Esse medidor de profundidade garantirá que todos os quatro buracos sejam consistentes. Utilize uma broca três pontas, se possível, colocando a ponta central bem no "X".

  6. Ajuste os seus niveladores de pés. Coloque-os adjacentes às medidas marcadas no papel. Com o compasso, marque a diferença de altura a partir da distância mais curta em cada uma das medidas dos outros pés. Enrosque cada um dos niveladores de mesa até a posição mais curta. Para cada pé, desenrosque o pé ajustável até o diferencial de altura conforme marcado no papel.

  7. Insira os niveladores nos furos. Talvez seja preciso dar batidinhas de leve com um martelo. Coloque a mesma no mesmo lugar onde você tirou as medidas.

Loading...

Dicas

  • Faça um pequeno furo piloto primeiro, se você não tiver uma broca três pontas, pois as brocas comuns tendem a escapar do ponto de entrada.

Aviso

  • Se estiver tendo dificuldade para encaixar os niveladores nos furos, verifique o diâmetro e a profundidade do furo novamente. Considere furá-lo de novo. Não bata nos niveladores com força demais, pois pode partir os pés de madeira.

O que você precisa

  • Quatro niveladores de mesa rosqueados e ajustáveis
  • Oito a 12 calços de porta
  • Nível
  • Compasso ou fita métrica
  • Bloco de papel
  • Furadeira

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...