×
Loading ...

Como deixar peças de bronze antigas brilhando

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você tiver sorte o suficiente para ter peças de bronze antigas em sua casa, cuide delas da maneira adequada. Esta liga de cobre e zinco mancha facilmente, por isso é muitas vezes revestida com um verniz incolor para ficar protegida. Se sua peça for revestida ou não, aqui estão algumas dicas para mantê-la brilhando.

Instruções

Se você tiver sorte o suficiente para ter peças de bronze antigas em sua casa, cuide delas da maneira adequada (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Descubra se sua peça é revestida ou não, aplicando um polidor de bronze com um pano. Se o pano ficar preto, o bronze não tem um revestimento protetor.

    Loading...
  2. Faça a manutenção de rotina na sua peça. Se o bronze não for revestido, limpe-a com uma flanela macia ou aplique um polidor de bronze quando ela estiver manchada (o óleo contido no polidor pode ajudar diminuir as manchas). Esfregue com um pedaço de flanela para remover o excesso do produto.

  3. Se o bronze tiver um revestimento, lave-o ocasionalmente com água morna e sabão e seque bem. Aplique cera em pasta com um pano macio e tire o excesso pelo menos duas vezes por ano.

  4. Retire o verniz se ele estiver ficando desgastado e começarem a aparecer manchas sob o acabamento. Tire a peça do armário. Escove-a com tíner, deixe o produto agir por alguns minutos, limpe-a com um pano e seque-a. Passe um polidor de bronze para trazer o brilho de volta à peça.

  5. Deixe sua peça de bronze do jeito que ela é, e apenas passe o polidor quando ela começar a manchar. Se preferir revesti-la de novo, aplique o verniz de acordo com as instruções do fabricante, ou use um pano lacado.

Loading...

Dicas

  • Se o bronze estiver muito manchado ou riscado, chame um restaurador profissional. As lojas de móveis geralmente podem fornecer contatos.

Aviso

  • Não use produtos para limpar metal em sua peça de bronze. Eles podem danificar o acabamento e o próprio bronze.
Loading ...
Loading ...