Quanto tempo se deve deixar um recém-nascido dormir antes de acordá-lo para alimentá-lo?

Escrito por ginger voight Google | Traduzido por leonardo medina
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto tempo se deve deixar um recém-nascido dormir antes de acordá-lo para alimentá-lo?
Seu bebê vai dormir um bom bocado nas primeiras semanas, acordando principalmente para mamar (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Muitos pais depois não se lembram das primeiras semanas de paternidade, graças principalmente à privação do sono, quando se ajustavam à programação do sono e alimentação do recém-nascido. Esta programação teve origem no ventre, sendo provável que você se lembre que os períodos mais ativos eram quando você tentava descansar. Por ter o recém-nascido um minúsculo estômago, provavelmente o bebê lhe deixará saber quando está com fome, porque sua necessidade de se alimentar normalmente vencerá a necessidade de dormir. Existem algumas variações a esta regra se seu recém-nascido deixar de estabelecer um padrão definido. Nesse caso, será necessário acordar seu bebê a cada poucas horas para que ele se alimente, evitando a desnutrição e a desidratação.

Outras pessoas estão lendo

O bebê amamentado

Se você decidiu amamentar seu bebê, ele vai precisar mamar com frequência, no princípio, para estimular seu fluxo de leite, que inicialmente será pequeno. Procure ter aproximadamente oito amamentações por dia, com cerca de duas horas entre as amamentações durante dia e mais ou menos três horas entre as noturnas. Os bebês com duas semanas ou menos, amamentados com leite materno, podem dormir por muito tempo ficarem desidratados; portanto, acordá-lo para mamar a cada duas horas ajuda a mantê-lo nutrido e estimula o suprimento de leite da mãe para atender suas crescentes necessidades. Os períodos de sono mais longos são aceitáveis, desde que ele esteja recebendo quantidade adequada de alimentação durando o dia, tenha ganho de peso normal e eliminado os resíduos.

Nada de programação obsessiva

O seu horário de sono seguirá o de seu bebê durante o primeiro ou segundo mês de vida. Ele vai dormir quando tiver sono e comer quando tiver fome. Os intervalos de sono e fome podem não se adaptar a qualquer padrão em particular nas primeiras semanas, e tudo bem. Geralmente, ele vai se alimentar com frequência, a cada duas ou três horas durante todo o dia e à noite. Caso o bebê não se alimente tão frequentemente, você pode acordá-lo e oferecer uma mamada a cada três ou quatro horas, para garantir que fique devidamente hidratado e nutrido.

Padrões de desenvolvimento

Os padrões de um recém-nascido mudam bem depressa nos primeiros meses de vida. Quando tiver cerca de dois meses, provavelmente dormirá entre cinco e seis horas de uma vez; e quando chegar a três meses conseguirá seguir as indicações do ambiente sobre quando deve dormir ou se alimentar. Na realidade, interromper estes saudáveis padrões emergentes para alimentar um bebê sonolento à noite pode perturbar seu progresso no estabelecimento de hábitos de longo prazo.

Hábitos de dormir

Crie logo hábitos que estabeleçam um padrão de hora de dormir para seu bebê que o deixe reconhecer a diferença entre as sonecas durante o dia e a rotina mais longa da noite. Deixe-o dormir em um cesto de vime em local mais iluminado durante o dia, tratando as noites mais como um ritual, com cantigas, hora do banho, alimentando-o e em seguida ajeitando-o no berço em um cômodo escuro. Se seu bebê acordar a noite para mamar, mantenha as luzes fracas e limite-se a amamentar, a menos que ele precise ser trocado. Não o estimule com brincadeiras durante as mamadas noturnas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível