Mais
×

Como deixar seus coturnos brilhantes

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma das primeiras obrigações de um recruta é aprender a polir seu coturno. O instrutor demonstra rapidamente a tarefa, mas pode levar horas até que suas botas fiquem brilhantes. A técnica pode ser aprendida, mas leva um tempo para se conseguir o brilho, pois a graxa precisa penetrar no couro.

Instruções

As pontas do coturno precisam ser muito polidas (army boots image by green308 from Fotolia.com)
  1. Coloque uma toalha velha, um jornal ou um lençol no chão ou na superfície plana que usará para lustrar as botas. A graxa pode manchar tapetes ou outras superfícies de tecido.

  2. Aplique uma camada de graxa nas cerdas de uma escova.

  3. Escove a graxa nas botas. Uma camada de graxa no couro servirá de base para um brilho cintilante. Escove todas as partes dos coturnos, exceto as solas.

  4. Abra a lata de graxa e despeje uma pequena quantidade de água na tampa.

  5. Enrole um pano em torno de seu dedo indicador e mergulhe-o em água. Use um pano de flanela, pois esse tecido absorve mais graxa do que os convencionais. Outra opção é usar bolas de algodão.

  6. Mergulhe o dedo com o pano úmido ainda envolto em torno dele na lata de graxa.

  7. Passe uma segunda camada de graxa no coturno usando movimentos circulares.

  8. Aplique mais água e graxa conforme necessário para fazer brilhar toda a bota, mas dê ênfase às biqueiras. Esse processo pode levar algum tempo. Um acúmulo de graxa tornará o coturno mais brilhante, mas é preciso esfregá-la no couro primeiro.

Dicas

  • Respire profundamente na biqueira e esfregue-a com graxa de vez em quando. A umidade na sua respiração ajudará na obtenção de brilho.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article