Como deixar tudo em maiúsculo no Excel

Escrito por shawn mcclain | Traduzido por marla maisonnett
Como deixar tudo em maiúsculo no Excel
Para alterar todos os textos em uma planilha inteira você precisará usar o Visual Basic (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

Embora a função “UPPER” no Excel 2010 converterá uma cadeia de textos em letras maiúsculas, ela somente funcionará ao criar uma nova célula com o texto em maiúscula ao invés de converter uma célula já existente. Para alterar todos os textos em uma planilha inteira, você precisará usar o Visual Basic para Aplicações (VBA), que é uma linguagem de programação que vem embutida no Excel. O VBA pode criar uma macro que alterará cada pedaço de texto à maiúscula com um clique.

Instruções

  1. 1

    Abra a planilha do Excel.

  2. 2

    Pressione Alt+F11 para exibir o console do VBA. Assim que ele abrir, encontre o nome da sua pasta na lista do lado esquerdo da tela. Clique com o botão direito do mouse no nome da pasta, vá em “Inserir” e selecione “Módulo”. Dê um duplo clique no módulo que aparecerá.

  3. 3

    Clique em qualquer parte no espaço em branco do lado direito do console do VBA e digite: "Sub UpperCaseConvert()" e pressione "Enter". O VBA adicionará automaticamente “End sub” no final do código.

  4. 4

    Digite “Dim x As Range” na linha abaixo da “Sub” para criar uma variável “x” que você precisará mais adiante no código. Pressione "Enter" para acessar a próxima linha.

  5. 5

    Digite o seguinte código no console:

    For Each x In Cells.SpecialCells(xlConstants, xlTextValues) x.Formula = UCase(x.Formula) Next

    Isso converterá uma a uma as células que contém texto em sua planilha, convertendo-as em maiúsculo. Clique no “X” no canto superior direito do console para fechá-lo.

  6. 6

    Clique na aba “Desenvolvedor” na parte superior da tela do Excel. Clique em “Macro” localizado na seção “Código”. Selecione “UpperCaseConvert” na lista de macros e clique em "Executar".

Dicas & Advertências

  • Talvez a aba “Desenvolvedor” não esteja visível no Excel. Caso isso ocorra, clique na aba “Arquivo” e selecione “Opções”. Clique em “Personalizar faixa de opções” e procure “Desenvolvedor” na coluna da direita. Clique no quadrado ao lado de “Desenvolvedor” para marcá-lo e clique em “OK” para fechar a janela de opções.