×
Loading ...

Como deixar um ventilador mais silencioso

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os ventiladores giram para trás e para frente, circulando o ar em uma sala e refrigerando a temperatura em dias quentes de verão. O conforto que esses ventiladores fornecem, às vezes, é perdido por conta dos altos ruídos que abafam as conversas, músicas e programas de TV. Esses ruídos incômodos são comuns e, geralmente, podem ser eliminados através de uma simples solução de problemas e / ou reparos simples.

Instruções

Ventiladores fazem barulho por várias razões (vintage fan image by Michael Drager from Fotolia.com)
  1. Coloque o ventilador sobre uma superfície com carpete e ligue-o. Se o ventilador era barulhento em uma superfície dura, o ruído, provavelmente, ocorria por conta da superfície e não do próprio ventilador.

    Loading...
  2. Limpe a sujeira e a poeira do seu ventilador. Poeiras e sujeiras podem fazer com que o ventilador faça barulho quando ligado e também pode entupir os mecanismos internos do ventilador. Solte os grampos da grade dele ou use uma chave de fenda para removê-la. Limpe as lâminas e tudo mais que você possa alcançar com um pano macio e úmido. Utilize ar comprimido para limpar todas as partes do ventilador que você não possa alcançar. Coloque novamente a grade e ligue seu ventilador para verificar se isso resolveu o problema

  3. Inspecione as peças do seu ventilador (grades, emblemas e a carcaça) para verificar se existem quaisquer objetos soltos que podem estar causando algum ruído. Aperte todas as peças soltas que encontrar. Se você não conseguir apertá-las com uma chave de fenda ou uma chave inglesa, use uma fita adesiva para prendê-las. Ligue o ventilador novamente, após apertar para verificar se resolveu o problema

  4. Alinhe as lâminas do ventilador. Remova a grade e retire cuidadosamente o centro da lâmina. Coloque-o em uma superfície plana e meça a altura de cada uma delas. Se houver mais do que 0,63 centímetros de diferença de altura entre qualquer uma, dobre-as cuidadosamente para igualar as alturas. Coloque, novamente, o centro da lâmina e a grade e ligue novamente o ventilador para verificar se resolveu o problema.

  5. Lubrifique os rolamentos do motor. Aplique duas gotas de óleo SAE 20 para cada ponto destinado. Se o ventilador não possuir este ponto, pulverize o eixo perto da carcaça do motor com lubrificante.

Loading...

Dicas

  • Lubrifique o motor do seu ventilador pelo menos uma vez por ano.

Aviso

  • Sempre desligue e desconecte o ventilador antes de remover peças ou tocar as lâminas.

O que você precisa

  • Chave de Fenda
  • Chave Inglesa
  • Pano macio
  • Ar Comprimido
  • Óleo SAE 20 sem detergente
  • Fita Adesiva
  • Régua

Referências

Loading ...
Loading ...