Mais
×

Deixe seu jardim mais perfumado

Um jardim perfumado acalma a alma
feferoni/iStock/Getty Images

Introdução

Quando foi a última vez que você parou para sentir o perfume das rosas? Com o dia a dia corrido, você passa mais tempo com a tecnologia, seja conectado com o seu bluetooth ou e-mails, e raramente tem a sorte de pegar um ramalhete destes enquanto sai correndo para o seu próximo compromisso. A solução? Um jardim aromático para que você possa desfrutar no seu tempo livre. Com as plantas adequadas e sabendo um pouco de jardinagem, você pode criar o próprio paraíso cheiroso no seu jardim.

Global_Pics/iStock/Getty Images

Conheça o lugar onde vive

Sua localização significa muito no mundo da jardinagem. "Um jardim aromático em uma cidade fria será diferente de outro plantado em uma região tropical", diz Louise Hodges, um arquiteto de paisagem com mais de duas décadas de experiência. Ainda de acordo com ele, o lugar onde você vive vai determinar que tipo de plantas podem crescer nesse ambiente, em que época do ano você verá elas florescerem e sentir seu perfume.

AlexRaths/iStock/Getty Images

Decida o que quer do seu jardim aromático

Antes de decidir os tipos de plantas, pense no que espera do seu jardim aromático. "Você quer um jardim apenas com flores ou com folhagem aromática também? É algo que quer apenas para dar um passeio ou espera colher flores para dentro de casa?", questiona Hodges. Existem centenas de plantas que você pode escolher, cada uma com um cheiro diferente. Muitas plantas, como os jacintos perfumados, vão marcar presença em seu jardim ou em vasos na sua sala.

moodboard/moodboard/Getty Images

Não esqueça das alergias

"Geralmente, quanto mais aromática é a planta, mais alergênica será", comenta Hodges. Antes de colocar as plantas no jardim, descubra qual a família (tipo) que ela faz parte. É provável que, se você for alérgico a alguma composição química, esteja sujeito a também ser alérgico a planta que tem essa característica.

pkdirector/iStock/Getty Images

Gardênia

As melhores épocas de floração são primavera, verão e outono. Plante as gardênias à sombra em vasos ou recipientes, assim você pode levar para dentro da sua casa. Corte sempre as gardênias. Apesar de não ter muito talo, flutua na água e dá bonitos ramalhetes de flores curtas.

AuPetitGout/iStock/Getty Images

Peônía

As melhores épocas de floração são primavera, verão e outono. Plante peônias em vasos ou recipientes para que possam ficar expostas ao sol. Elas não demandam muita manutenção, mas são resistentes a insetos e fáceis de serem cortadas para ramos e arranjos.

nemesis_inc_/iStock/Getty Images

Iris

A época de floração é a primavera, às vezes duas vezes. Plante as iris nas encostas ou como revestimento do solo. Elas parecem delicadas, mas, na verdade, são fortes e resistentes à seca, desenvolvendo à luz do sol. As iris atraem pássaros, beija-flores e borboletas.

DoraZett/iStock/Getty Images

Ervilha-de-cheiro

As época de floração são primavera e verão. Plante a ervilha-de-cheiro em caminhos ou em margens. Elas vêm em uma variedade de cores diferentes, alguns com cheiros mais fortes que outros.

eovsyannikova/iStock/Getty Images

Lírio

A época de floração é o verão. Os bulbos de lírio são bons em vasos, cestas e jarros. Eles vêm de muitas cores vibrantes e grandes tanto para ramalhetes de flores como para atrair beija-flores.

anskuw/iStock/Getty Images

Alecrim

As melhores época de floração são verão e invernos amenos. Plante em áreas onde bata bastante sol. O alecrim traz fragrância ao jardim e sabor à cozinha.

tchara/iStock/Getty Images

Lavanda

A época de floração é no início do verão. Plante em área onde bata bastante sol. Investigadores da Universidade Charles Sturt, na Austrália, descobriram que cheirar o perfume de lavanda reduz a ansiedade.

Kenneth Keifer/iStock/Getty Images

Malus

A época de floração é a primavera. Plante em área onde bata bastante sol. Embora a floração das maçãs silvestres ocorra na primavera, elas atraem os pássaros no inverno quando produzem frutos.

Sherry Yates/iStock/Getty Images

Laranja

As época de floração são no inverno ou na primavera. Plante em área onde bata bastante sol. Os frutos servem para uma boa refeição ou para fazer um bom suco, dependendo da variedade.

DenisKot/iStock/Getty Images

Zonas climáticas

No momento de escolher a planta aromática para o seu jardim, é importante saber qual a temperatura média da região onde você mora. Existem espécies que não resistem ao calor e nem ao frio intenso, por isso devem ser meticulosamente cuidadas. Para saber quais temperaturas existem em sua área de residência, você pode encontrar informações em sites de internet sobre meteorologia.