Quanto tempo demora para aprender jiu-jitsu?

Escrito por alexander knoll | Traduzido por bruno belli sinder
Quanto tempo demora para aprender jiu-jitsu?
Avançar além da faixa branca requer dedicação e treino (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O Jiu-jitsu foi desenvolvido no Japão medieval, como uma maneira de se defender sem o uso de armas, e acabou virando um esporte internacionalmente popular. Como qualquer outra arte marcial, as técnicas básicas do jiu-jitsu podem ser aprendidas relativamente rápido, mas dominar a faixa preta requer anos de estudo e prática.

Faixas branca e vermelha

As faixas branca e vermelha são as duas primeiras do jiu-jitsu. Assim que você tiver dominado as técnicas da faixa branca, com mais três meses, em média, você aprenderá as técnicas da vermelha. As técnicas da faixa branca incluem movimentos de escape quando o adversário agarra seu pulso ou pescoço, e técnicas de rolamento, para garantir que você não vai se machucar caindo. Na faixa vermelha, você aprenderá a imobilizar uma perna e se defender de socos.

Faixas amarela e laranja

Passar da faixa vermelha para a amarela deve demorar cerca de três meses de treinamento regular em uma academia, com outros três meses adicionais para chegar à faixa laranja. Perder uma semana de treinamento pode resultar em um grande atraso para a maioria dos alunos. Para conseguir a faixa amarela, o aluno deve aprender a se defender de chutes na cabeça enquanto estiver no chão, entre outras técnicas. A faixa laranja requer que você aprenda a tesoura frontal e o chute giratório.

Faixas verde e azul

No nível da faixa verde, cada mudança de faixa deve demorar mais do que três meses. O tempo exato vai depender do aluno, da intensidade do treinamento e da academia em si. Um aluno que consegue a faixa verde deve ser capaz de escapar de um abraço de urso e dar chutes crescentes, onde o pé se move em um movimento circular. O aluno com faixa azul deve conseguir escapar de uma imobilização de pescoço e executar uma imobilização mortal indiana, onde ele segura os pés do oponente enquanto o chuta na garganta.

Faixas roxa, marrom e preta

As três últimas faixas são as mais demoradas. Ir da marrom para a preta pode demorar dois anos ou mais, dependendo da academia. O arremesso pelo ombro é um dos requerimentos para conseguir a faixa roxa. Os alunos com faixa marrom devem conseguir fazer cinco tipo diferentes de deslocação de ombro. Um mestre com faixa preta deve ser capaz de lutar usando um bastão, fazer 20 tipos diferentes de arremessos e lutar competitivamente em qualquer competição de jiu-jitsu.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível