Quanto tempo uma pessoa demora a aprender a nadar?

Escrito por tom king | Traduzido por marcos paulo

Outras pessoas estão lendo

Quanto tempo uma pessoa demora a aprender a nadar?

Quanto tempo uma pessoa demora para aprender a nadar?

Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images

Barreiras para nadar

Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images

A quantidade de tempo que alguém demora a aprender a nadar depende quase inteiramente do nível de medo que o nadador leva com ele para a água. Em outras palavras, tarda o tempo que for necessário. Um bom professor pode ajudar a superar os medos comuns, mas terrores psicológicos profundos podem tornar o processo consideravelmente mais demorado. Além disso, deficiência física, condicionamento físico e flutuabilidade podem atrapalhar o processo de natação. Com a ajuda de um bom instrutor, uma pessoa jovem que fica confortável na água pode nadar como um peixe em apenas uma tarde. Por outro lado, até um atleta profissional que tem medo da água e uma flutuabilidade negativa pode passar uma semana só aprendendo o nado cachorrinho.

Acelerando o processo

Um instrutor capaz de fazer com que o aprendizado de natação seja uma espécie de jogo pode ter uma classe de jovens ou até de vovós nadando pela piscina em apenas algumas lições. Ao começar com jogos que ensinem a deslizar e que, lentamente, adicionem chutes e puxadas com os braços, o nadador logo estará arrancando pela água com sua própria força. A partir daí, é uma questão de aprender a respirar adequadamente e combinar os golpes. E, depois disso, a habilidade de nadar distâncias depende do condicionamento dos músculos que não eram usados antes de se começar a nadar. Na maioria dos casos, um nadador neófito pode passar em um teste de natação em cinco lições.

Enfrentando as barreiras à natação - medo de imersão

O medo de água pode ser derrubado com simples jogos que, gradualmente, ajudam o nadador a se acostumar a ter o rosto imerso na água. Instrutores usam algumas técnicas como, por exemplo, ensinar um nadador nervoso a segurar o fôlego, a soltar o ar pelo nariz para não deixar água entrar ou a usar plugs nasais para ajudar na adaptação. Combine essas técnicas com jogos como "torpedo humano" e "bobbing" (movimento para cima e para baixo dentro d'água) e, junto à diversão, essas atividades ajudarão o nadador a superar o medo e a continuar a aprender a nadar.

Enfrentando as barreiras à natação - flutuabilidade negativa

Alguns nadadores boiam, outros afundam e alguns afundam como uma pedra. Atletas e pessoas com músculos definidos tendem a afundar e, como resultado, podem ter medo. O instrutor ensina o nadador a ficar confortável debaixo d'água com bobbing (movimento para cima e para baixo dentro d'água) e jogos de mergulho nos primeiros estágios de instrução. Uma vez que o medo de afundar for superado, o nadador pode focar em aprender a posição adequada do corpo e habilidades dos braços e pernas para se mover dentro da água.

Enfrentando barreiras à natação - deficiência

Ao ensinar pessoas com deficiência física a nadar, é essencial deixar de lado as noções de técnica apropriadas. O que funciona é o que funciona. Não precisa ser elegante, só tem que funcionar. Use boias para ajudar o nadador a aprender as habilidades físicas necessárias para começar a nadar verdadeiramente. Use jogos para ajudar a desenvolver confiança. Não apresse o processo, pois pode demorar algumas semanas para que o instrutor e o nadador descubram como nadar de um jeito diferente.

Enfrentando barreiras à natação - idade e condição física

Iniciantes que resolvem aprender a nadar pela primeira vez já adultos podem ter medos maiores do que as crianças. É comum que fatores psicológicos sejam a razão para manter essas pessoas longe da água por tanto tempo, contudo, eles precisam ser superados. Não tenha presa. Nadadores mais velhos que estão fora de forma precisarão de muitos exercícios em águas rasas, jogos e desenvolvimento de habilidades para que alcancem a flexibilidade necessária, para, finalmente, dominar a água. Não apresse o nervoso nadador mais velho. O fracasso pode ser humilhante e levá-lo a desistir.

Enfrentando barreiras à natação - idade e julgamento

Tenha muito cuidado com crianças abaixo de cinco anos. Bom julgamento e consciência situacional são habilidades cruciais de segurança quando se está nadando. Crianças muito pequenas que nadam podem saber apenas o suficiente para se colocarem em problemas sérios. Crianças muito pequenas podem aprender a nadar rapidamente, contudo, a não ser que você esteja preparado para manter seus olhos nelas a todo momento, considere esperar para ensiná-las e deixá-las ter um pouco de medo de água enquanto desenvolvem alguma sabedoria.

De confiança ao domínio

O segredo para ensinar alguém a nadar com sucesso e rapidez é agir da confiança ao domínio. Primeiro, use atividades divertidas para, gradualmente, construir confiança na água. Enquanto o nadador aprende a por o rosto na água, deslizar, conseguir impulso e controlar a respiração, o instrutor usa momentos propícios para ensinar e adicionar habilidades de nado. Antes de o aluno perceber, já estará nadando.

Quanto tempo?

Pode demorar desde uma tarde até muitos meses, dependendo das barreiras enfrentadas pelo nadador. Não apresse o processo. Concentre-se na tarefa de acostumar o nadador ao ambiente aquático naturalmente ao seu próprio tempo. Um processo de natação mais puxado é para treinadores mais competitivos, uma vez que a pessoa já tenha uma noção básica de natação e esteja confortável com o próprio nível de habilidades.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media