Quanto tempo demora para uma cadela ter seus filhotes após o rompimento da bolsa amniótica?

Escrito por jane meggitt Google | Traduzido por mariana silva gray
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto tempo demora para uma cadela ter seus filhotes após o rompimento da bolsa amniótica?
A criança e o filhote crescem muito rápido (Comstock/Comstock/Getty Images)

Após a bolsa amniótica de uma cadela romper, a chegada dos filhotes é iminente. A água saindo do animal é o fluido amniótico que protege os filhotes no útero. O rompimento da bolsa ocorre como parte do segundo estágio do parto em cães. Tenha uma caixa grande e limpa — conhecida como caixa de parto — para que sua cadela permaneça ali. Mantenha as informações de contato do veterinário em mãos, no caso de problemas.

Gestação canina

A cadela permanece grávida por aproximadamente dois meses. Durante esse tempo, os filhotes crescem dentro do saco amniótico, recebendo nutrição através da placenta. O fluido dentro da bolsa protege os filhotes dos movimentos constantes do mundo externo. Após cinco semanas de gravidez, a cadela precisa de uma dieta com mais calorias para seus bebês em crescimento, continuando até o momento do parto. Um veterinário pode recomendar o melhor alimento para seu animal.

Caixa de parto

Coloque a caixa de parto em um local quieto e com pouca movimentação em sua casa. O acesso para a cadela deve ser fácil, mas complicado para os filhotes. Pode-se encher o local com jornal para facilitar a limpeza. O animal precisará se acostumar com a caixa antes da chegada dos filhotes ou ela escolherá outro local para o parto.

Sinais do parto

Cães em trabalho de parto se tornam agitados. Sua cadela pode não querer comer, mas pode começar a se acomodar, entrando e saindo da caixa de parto. Pode ser possível ver um corrimento branco na vulva do animal, mas essa não é a bolsa se quebrando. Meça a temperatura dela diariamente conforme a data esperada do parto se aproxima. Uma temperatura normal para cachorros é entre 38 a 39 graus Celsius. Quando a temperatura do animal cai abaixo de 38 ºC, essa é uma indicação de que os filhotes nascerão em 24 horas. Após o início do parto, ele pode durar até 12 horas.

Dando à luz

A bolsa da cadela se rompe no segundo momento do parto, quando ela realmente terá os filhotes. Ela começará com as contrações, tentando expulsar os animaizinhos de seu corpo. Se passar mais de meia hora e não houver a quebra da bolsa ou o nascimento de um filhote, ligue para o veterinário. Normalmente a bolsa se rompe e o cãozinho aparece após alguns empurrões, portanto é um processo rápido. Às vezes, o saco amniótico não se quebra durante o processo de nascimento. Normalmente, a cadela rasga esse saco para que o animal possa respirar. Se ela não fizer isso, você deve fazê-lo rapidamente para salvar o filhote. O VCA Animal Hospitals recomenda limpar o rosto e nariz do cão recém nascido e, então, suavemente assoprar em seu focinho para estimular a respiração. Um filhote deve nascer a cada 45 minutos ou uma hora.

Problemas

Se ao invés do rompimento da bolsa, sua cadela produzir um corrimento verde escuro ou preto saindo vulva, essa é uma emergência. Isso significa que a placenta se separou do filhote prematuramente. Se ela estiver sangrando antes do primeiro cãozinho aparecer ou entre os nascimentos, esse é um alerta vermelho literal. É necessário levar a cadela e quaisquer filhotes a um hospital de emergência veterinária o mais rápido possível. Outros problemas no parto incluem mais de duas horas entre os nascimentos ou dor extrema no animal.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível