×
Loading ...

Quanto tempo demora para as galinhas amadurecerem?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A galinha, Gallus domesticus, atinge a maturidade sexual a qualquer momento entre 18 e 24 semanas desde a eclosão do ovo, de acordo com o University of Tennessee Health Science Center. O crescimento, o desenvolvimento e a maturidade de uma galinha são fotossensíveis, o que significa que produtores comerciais podem acelerar o começo da maturidade sexual com métodos de iluminação controlada.

As galinhas são criadas para a produção de ovos e o consumo da carne (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Maturidade

Uma galinha atinge a maturidade sexual no dia em que adquire a habilidade de produzir um ovo. Isso depende da espécie e pode acontecer entre 18 a 24 semanas de idade. A iluminação possui um papel importante no desenvolvimento para a maturidade sexual de uma galinha. Uma quantidade maior de luz faz com que a maturidade chegue mais rápido do que comparado a uma ave recebendo menos luz. Nos lugares onde a iluminação não é controlada, o desenvolvimento das galinhas é mais rápido nos meses de primavera e verão, quando existe mais luz disponível. Durante os períodos de inverno e outono, as galinhas se desenvolvem mais devagar.

Loading...

Comercial

Os produtores comerciais de galinhas e ovos controlam de perto a quantidade de luz e comida fornecida às suas aves, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Um produtor comercial costuma criar galinhas jovens em um quarto escuro com iluminação artificial controlada para acelerar a maturidade sexual. Outras técnicas utilizadas para antecipar o início da maturidade incluem métodos de alimentação controlada. Utilizam-se técnicas de alimentação restrita, pois, caso contrário, a galinha comerá até ficar obesa e não conseguir se reproduzir. As galinhas podem comer pequenas porções todo dia ou a cada dois dias.

Ninhada

Cada galinha possui um período de reprodução de um a dois anos, durante o qual a fêmea produz ovos em ninhadas. Uma ninhada de ovos refere-se ao número de ovos postos por uma fêmea ao longo de dias consecutivos. Uma ninhada pode variar de dois a 100 ovos. A média para a maioria das galinhas é de três a oito ovos.

Criação

Os níveis de desenvolvimento dos machos e das fêmeas são diferentes; os galos costumam crescer e atingir a maturidade sexual mais rápido do que as galinhas. Até alcançarem a maturidade sexual, as fêmeas costumam ficar separadas dos machos em instalações de produção comercial. Depois que ambos os machos e as fêmeas atingem a maturidade, eles são transferidos para um aviário onde a proporção de fêmeas para machos é estritamente controlada. O período de pico de produção para uma galinha botar ovos é entre a quarta e a sexta semana após o início da produção, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...