Quanto tempo demora para uma gata ficar prenhe após ter parido

Geralmente, uma gata retorna ao cio logo após ter dado à luz

Michael Blann/Lifesize/Getty Images

As gatas podem ficar prenhes pouco depois de 48 horas após terem parido. Geralmente, elas retornam ao cio logo após terem dado à luz, tornando-se fisicamente capazes de engravidar outra vez. O cio em uma gata ocorre sazonalmente, na primavera e no inverno, e ela pode ficar fértil diversas vezes durante o período. É possível que ela fique prenhe durante esse tempo se estiver acessível a um gato macho, mesmo que tenha parido recentemente ou que esteja amamentando.

Considerações

Embora uma gata seja capaz de engravidar novamente logo após ter parido, outros fatores devem ser considerados para o bem-estar do animal. A gravidez da gata requer uma boa saúde e é benéfico dar a ela um intervalo entre cada gravidez, para que recupere a energia. Aguardar de quatro a seis meses entre cada gestação é o mais aconselhável. Fazer com que fique prenhe enquanto amamenta vai enfraquecê-la, e seu corpo poderá não ser capaz de prover os nutrientes necessários para ela, os filhotes e a cria em seu útero. Ela deve ser examinada por um veterinário antes, para certificar-se de que tenha uma gravidez saudável para ela e para os filhotes.

Prevenção

Evitar outra gravidez após ter parido requer mantê-la dentro de casa enquanto estiver no cio, para separá-la de gatos machos não castrados, inclusive se houver gatos machos dentro de casa, mesmo que seja o pai. Se ela estiver no cio, o gato macho irá atrás dela, mesmo se estiver amamentando, então é melhor separá-la. Esterilizá-la é outra opção para prevenir uma gravidez futura. Esse é um processo cirúrgico no qual os ovários e o útero são removidos. A esterilização é um processo comum, seguro e permanente -- ela não entrará mais no cio e não será mais capaz de reproduzir. Espere de oito a 12 semanas, pelo menos, após a fêmea ter parido, para esterilizá-la. Ou então, cerca de dez dias após a amamentação dos filhotes ter sido interrompida. Ela terá que continuar produzindo leite para os filhotes até que estejam completamente desmamados e consigam consumir alimentos sólidos.

eHow Brasil
×