Saúde

Quanto tempo demora para uma intoxicação alimentar se manifestar

Escrito por robert vaux | Traduzido por eduardo marcal
Quanto tempo demora para uma intoxicação alimentar se manifestar

Bactérias podem contaminar seu alimento

Bacteria Colonies image by ggw from Fotolia.com

Quando a comida é preparada de maneira inadequada, ela pode conter organismos perigosos que causam dano considerável ao corpo humano. A origem da intoxicação alimentar pode vir da colheita e processamento de alimentos, da maneira como eles foram armazenados ou da preparação não adequada, principalmente no caso de ser servido cru. Sintomas de intoxicação alimentar incluem náusea, diarreia, dores no estômago, febre e fraqueza. Esses sintomas começam a se manifestar em qualquer lugar e duram de algumas horas a até vários dias após a ingestão da comida.

Outras pessoas estão lendo

Horas

A manifestação em menor tempo de intoxicação alimentar ocorre com a listéria (encontrada em laticínios não pasteurizados, carnes enlatadas, cachorro quente), com o norovírus (encontrado em frutos do mar e produtos crus), com o Clostridium perfringes (encontrado no molho de carne e assados mal cozidos) e com Staphylococcus aureus (encontrado na carne e no leite). Os sintomas podem aparecer a qualquer momento entre 1 e 48 horas após a ingestão.

Dias

Alguns contaminantes levam alguns dias para agir no corpo antes de os sintomas aparecerem. O mais conhecido é Salmonella, que pode ser encontrado em carne, leite e produtos de frango, e os sintomas de intoxicação alimentar aparecem de um a três dias após o consumo do alimento. Rotavirus e shigella, ambos encontrados em produtos crus, demoram aproximadamente o mesmo tanto. Campylobacter, encontrado em carnes e aves que tenham entrado em contato com a matéria fecal, se manifesta após dois a cinco dias. O vírus E. coli, encontrado na carne bovina contaminada e no leite não pasteurizado, leva de um a oito dias para manifestar os sintomas. Vibrio vulnificus, encontrado em moluscos como mexilhões e ostras, também aparece dentro de um a sete dias.

Semanas

Em alguns casos, a intoxicação alimentar pode demorar até algumas semanas para os sintomas começarem a se manifestar. Hepatite A, por exemplo, não aparece por quase quatro semanas, e pode ser encontrada em frutos do mar e comida crua. Giardia lamblia, que existe em vegetais crus, se manisfesta entre 7 e 14 dias. Às vezes, as fontes da intoxicação alimentar podem ser difíceis de determinar com precisão por conta do extensão do tempo entre comer a comida contaminada e exibir os sintomas.

Duração

Uma vez que a intoxicação alimentar se manifesta, ela pode durar entre um dia e uma semana e meia. O maior perigo durante esse período é a desidratação em razão da perda de fluidos (vômitos e diarreia fazem você secar rapidamente). Você pode ter dificuldade em manter alimentos no estômago. Tente beber tanta água quanto possível, ou chupe cubos de gelo se tiver dificuldade para engolir. Prefira alimentos com pouco tempero e fáceis de digerir, como biscoito de água e sal e sopas leves, assim você vai se fortalecendo. Em situações em que não conseguir engolir líquidos por mais de 24 horas, entre em contato com um médico imediatamente. Ele pode fazer uma hidratação intravenosa para te manter estável até você melhorar.

Considerações

Como a intoxicação alimentar pode possuir um período pré-patente significativo, é importante lembrar exatamente o que você comeu em um dado período do tempo. Tente se recordar de comidas cruas, como ostras e saladas, em lugares que não pareciam ser muito higiênicos. Se você se lembrar quando comeu lá e quais foram os alimentos consumidos, crie uma linha do tempo para determinar qual tipo de intoxicação alimentar está presente no seu caso.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media