Quanto tempo demora para um cachorro digerir sua comida?

Escrito por shawn candela | Traduzido por nicolle roesner
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto tempo demora para um cachorro digerir sua comida?
A digestão de um cão é diferente da nossa (Chris Amaral/Photodisc/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Fácil de engolir

A boca de um cachorro trabalha de maneira diferente da boca de um humano. Para começar, o cachorro tem 42 dentes e cerca de 2.000 papilas gustativas, enquanto uma pessoa tem, normalmente, 32 dentes e 9.000 papilas gustativas. A razão para isso reflete uma diferença básica entre espécies: enquanto nós podemos apreciar o gosto de uma comida, obtendo o prazer de saborear a refeição e também da saciedade, um cachorro geralmente não consegue isso. Na natureza, sobrevivência significa encontrar e comer o mais rápido possível. O sabor é secundário. Logo, um cachorro tem mais dentes com os quais ele rapidamente rasga a carne e mastiga o osso deixando-o em pequenas partes. Na verdade, seus dentes não são capazes de moer a comida como os nossos são. O único propósito da boca de um cachorro é colocar a comida para baixo, através do esôfago e do estômago, da forma mais rápida e eficiente possível.

Difícil para o estômago

Uma outra grande diferença entre os sistemas digestivos humano e canino é o estômago. Enquanto nós mastigamos nossa comida, nós também produzimos saliva, que contém uma enzima que ajuda a quebrar a comida antes que a mesma chegue no nosso estômago. Para um cachorro, que engolirá pedaços grandes de carne crua e osso esmagado, todo o trabalho tem que ser feito no estômago. O pâncreas do cachorro começará produzindo enzimas que ajudarão a quebrar a comida. A parede do estômago também possui glândulas que produzem os ácidos necessários. Visto que pode haver de tudo no estômago de um cachorro, desde grama até osso, os ácidos devem ser particularmente fortes (em comparação, o ácido na digestão de um cachorro é até três vezes mais forte do que em um humano). O estômago de um cachorro trabalhará para decompor a comida por aproximadamente oito horas antes de passá-la para o intestino delgado.

Fim da Linha

A comida decomposta permanecerá no intestino delgado por até dois dias, dependendo do quão difícil for a decomposição nesta etapa. Comida simples, como milho, passará em questão de horas, mas ossos e materiais mais complexos demoram um pouco mais. Nós podemos achar que os cachorros são carnívoros, mas por causa de seus poderosos ácidos digestivos eles podem comer quase qualquer coisa. Um humano que escolhe comer algo do chão pode correr perigo por causa de infecções por bactérias, pois nosso sistema digestivo não é tão poderoso e a comida tende a demorar mais tempo para ser digerida. Para um cachorro, o perigo é mínimo por causa da velocidade e poder do seu sistema. O que sobra depois que o intestino delgado do cachorro já tiver terminado (e raramente há outra coisa além de resíduos) é processado em poucas horas pelo intestino grosso e movido para fora. O processo inteiro, desde o momento em que um cachorro morde sua comida até o momento em que o desperdício é produzido, pode demorar de dez horas até dois dias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível