Mais
×

Como denunciar um chefe que está maltratando

Atualizado em 17 abril, 2017

Lidar com um chefe que maltrata é algo que não é novo em muitas profissões. O estresse de trabalhar com alguém que está constantemente lhe incomodando ou julgando pode causar efeitos físicos e emocionais. Você pode descobrir que isso afeta sua vida pessoal e lhe deixa em um estado de preocupação ou depressão constante. O melhor plano é combater o chefe criando uma visão estratégica da situação e localizando a pessoa exata para qual possa denunciar o comportamento.

Instruções

Chefes que maltratam devem ser denunciados a um executivo da empresa com a autoridade apropriada para tomar ação (Group of business people working together in the office. image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)
  1. Determine como seu chefe está lhe maltratando e se é um abuso. Decida se ele está lhe incomodando, agindo violentamente perto de você, ou causando-lhe abuso emocional com críticas ofensivas constantes.

  2. Escreva cada incidente que ocorrer incluindo a data, hora e local. Anote os colegas de trabalho perto de você que presenciaram o modo como seu chefe estava agindo. Anote cada vez que ele passar da linha com outros empregados perto de você também.

  3. Marque uma consulta com um psicólogo de fora da empresa. Comece falando sobre o bullying e sobre como isso lhe afeta emocionalmente.

  4. Visite um profissional da saúde se sentir que está experimentando efeitos físicos que podem estar relacionados ao estresse. Acompanhe cada consulta e guarde seus recibos cada vez que pagar ao médico.

  5. Contate alguém que tenha um cargo mais elevado do que o do seu chefe na empresa. Você normalmente encontra essa informação na diretoria da empresa ou ao visitar o escritório dele se for no mesmo edifício. Tente ir acima do departamento dos recursos humanos, se possível.

  6. Faça uma reclamação oficial contra seu chefe, usando relatórios de incidentes e contas de médicos. Explique que trabalhar para seu chefe é emocional e fisicamente prejudicial a você devido ao abuso. Deixe uma observação contendo as testemunhas do incidente se seus colegas de trabalho concordarem.

  7. Faça uma entrevista oficial durante a investigação relacionada aos incidentes de maus tratos. Espere uma semana ou duas para que a pessoa com quem falou faça contato com você. Vá a trás da pessoa se não ouvir nada depois de duas semanas.

  8. Pense em se trocar de departamento ou procurar um novo emprego se o problema não for resolvido por alguém superior. Se a empresa não encontrar um mau trato, significa que você está errado. Seu chefe pode simplesmente esconder bem quando os chefes dele estão olhando.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article