Como a depilação ajuda os nadadores a nadarem mais rápido?

Escrito por kirk brown | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como a depilação ajuda os nadadores a nadarem mais rápido?
Descubra como a depilação melhora o desempenho na natação (http://cache.daylife.com)

Outras pessoas estão lendo

Ritual de depilação

A maioria dos nadadores profissionais cria o hábito de depilar o corpo antes de competições importantes. Além de raspar os pelos dos braços, das pernas e do torso, alguns também raspam a cabeça e outros são conhecidos por tirarem até as sobrancelhas. Existem motivos fisiológicos e psicológicos por trás desse ritual de depilação, que começou na Austrália em 1950 e, mais tarde, espalhou-se nos Estados Unidos e pelo resto do mundo.

Motivos para se depilar

Um dos principais motivos pelo qual os nadadores se depilam é o aumento da velocidade. Raspar os pelos torna o corpo mais liso, criando menos atrito com a água. Embora esse procedimento só reduza algumas frações de segundo no tempo de prova, em uma competição acirrada, essa diferença pode definir o vencedor. Também há o aspecto psicológico menos conhecido dessa prática. Além de remover os pelos, a depilação tira as células mortas da pele. O resultado é que muitos nadadores afirmam que "se sentem" mais rápidos na água.

Dicas

A época ideal para um nadador se depilar é na noite antes de uma competição importante. Reserve cerca de 90 minutos para a tarefa. Comece com um aparador de cabelo elétrico — isso vai acelerar o processo e reduzir o número de lâminas necessárias. Em seguida, aplique creme de barbear nos braços e pernas e comece a raspar com uma lâmina dupla. Para continuar morno e relaxado, entre em uma banheira com água morna que possa ser esvaziada e enchida conforme necessário. Talvez deseje pedir a um colega para ajudá-lo a raspar as costas ou outras regiões difíceis de se alcançar. Nadadores de nível mundial também raspam as solas dos pés e as palmas das mãos, pois afirmam que isso torna mais fácil "sentir" a água. Termine a depilação com uma ducha morna. Após secar-se, passe álcool para abrir os poros e esterilizar qualquer corte. Nas regiões de pele seca, esfregue óleo de bebê.

Contrariando a tradição

Um nadador que notavelmente contrariou a tradição da depilação foi Mark Spitz, que ostentava um bigode ao ganhar sete medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1972. Quando questionado por um técnico russo, a lenda do esporte norte americano disse que o bigode ajudava no desempenho desviando a água para longe de sua boca. "No ano seguinte, todos nadadores russos tinham bigodes. E essa é uma história verdadeira," contou Spitz à Rádio Pública Nacional dos Estados Unidos durante uma entrevista (veja a seção recursos abaixo). O renomado nadador norte americano, Michael Phelps, tinha um bigode no estilo Fu Manchu quando desembarcou na China para as Olimpíadas de 2008. Mas ele já o havia raspado quando começaram os eventos da competição. Phelps acabou ganhando oito medalhas de ouro, ofuscando o recorde estabelecido por Spitz.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível