Mais
×

O que é depleção de oxigênio?

Atualizado em 23 março, 2017

Ocasionalmente em massas de água, grandes quantidades de peixes mortos podem aparecer de uma só vez em um desastre ambiental catastrófico conhecido como "depleção de oxigênio". O seu conceito, a sua ocorrência e o seu significado para o meio ambiente constituem componentes importantes dos estudos de biologia e de ecologia, dos negócios e das políticas de segurança da água.

A depleção de oxigênio é a queda no oxigênio dissolvido presente na água (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Identificação

A depleção de oxigênio é a queda no oxigênio dissolvido presente na água, sendo o resultado da introdução de resíduos. Normalmente, as bactérias presentes na água se aglomeram perto da fonte de alimento (resíduos) e consomem o oxigênio. Se os resíduos estiverem concentrados em uma determinada área, o oxigênio também será esgotado, causando a depleção de oxigênio. Em alguns casos, no entanto, alguns compostos residuais consomem o oxigênio por conta própria na ausência de bactérias.

Efeitos

A consequência da depleção de oxigênio é a morte dos animais que respiram esse gás, como os peixes, animais invertebrados e bactérias. Isso pode ocorrer em uma área pequena e isolada, como um lago raso, ou pode afetar córregos inteiros, dependendo da gravidade da poluição. Como os animais que consomem oxigênio morrem, as plantas que consomem dióxido de carbono em breve morrerão pela ausência de dióxido de carbono dissolvido. O resultado é uma massa "morta" de água.

Equívocos

A redução de um córrego ou de outro fluxo da massa de água também causam a depleção de oxigênio, independentemente da poluição. O represamento ou o desvio para a irrigação, por exemplo, podem reduzir o fluxo de água, reduzindo assim a sua capacidade de se misturar com o ar (chamada de "turbidez"), resultando em níveis mais baixos de oxigênio.

Percepção experiente

A taxa de depleção de oxigênio depende de muitos fatores, como o volume de água, o nível de pH, a turbidez, a temperatura e a quantidade de poluentes introduzidos nos cursos de água. Esses e alguns outros fatores afetam o período de tempo em que o oxigênio é usado em uma massa de água.

Fontes de depleção de oxigênio

Geralmente, as fontes desses poluentes originam-se da habitação humana; o esgoto é despejado nos cursos de água e, então, transportado para os oceanos. Em alguns casos, a água residual bruta é despejada diretamente nos oceanos. Às vezes, as chuvas fortes ou o escoamento de neve derretida podem sobrecarregar as instalações de tratamento de esgoto e causar derramamentos acidentais nas massas de água e nos oceanos. O tratamento adequado dos resíduos pode reduzir o impacto da habitação humana nos cursos de água e nas regiões costeiras, minimizando o risco de depleção de oxigênio.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article