Mais
×

O que fazer depois de uma entrevista de trabalho

Quando as pessoas estão procurando um novo emprego, é bastante difícil administrar a expectativa de conseguir uma vaga interessante que preencha nossas necessidades profissionais. Tendo que passar por processos seletivos extensos e cansativos, muitas vezes os candidatos não tem a maturidade emocional e o profissionaliosmo para esperar respostas das empresas e acabam tomando atitudes apressadas e irresponsáveis que podem pôr tudo a perder. Veja aqui alguns conselhos básicos que podem ajudar a controlar a ansiedade depois de uma entrevista de trabalho.

A ansiedade deve ser controlada quando se procura um novo emprego (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Pergunte quais são as etapas do processo seletivo

Não tenha medo de tirar suas dúvidas. Pergunte ao profissional de recursos humanos quais são todos os passos até a escolha do candidato. A partir do momento que o candidato sabe quanto tempo levará para a empresa tomar sua decisão e quais etapas deve passar até receber uma resposta, fica muito mais fácil administrar a ansiedade. Às vezes os concorrentes acabam sofrendo, achando que não receberam nenhuma resposta da empresa, quando na verdade ela ainda não terminou todo o processo de escolha para a vaga. Esclarecer suas dúvidas ao final da primeira entrevista mostra que você é uma pessoa objetiva e que está interessada no trabalho em questão.

Ter claro como funciona o processo seletivo evita desgastes (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Paciência e tranquilidade

Ao participar de um processo seletivo, lembre-se que uma empresa tem várias etapas hierárquicas que podem influir na decisão de quem ocupará o cargo. Ter paciência e tranquilidade é essencial para levarmos esse momento da melhor maneira possível. O candidato não deve encarar o processo de seleção profissional como uma solução de todos os problemas de sua vida. Recomenda-se também evitar imaginar e projetar coisas a serem feitas caso consiga o emprego, o que pode gerar uma decepção maior ainda caso a resposta da entrevista seja negativa.

Exercitar a paciência é essencial nesse momento (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Em caso de demora, entrar em contato

Se por acaso o profissional de recursos humanos demorar em dar alguma resposta sobre o resultado do processo seletivo, não hesite e entre em contato. Não tenha medo de parecer intrometido. Muitas vezes, em meio a vários processos seletivos para vagas diferentes, o profissional pode ter problemas. Essa atitude de entrar em contato mostra, além de sua iniciativa para assuntos profissionais, o seu real interesse para a vaga. Tome cuidado somente para não ser inconveniente. Contate a empresa somente quando o prazo estipulado para a resposta já tiver sido ultrapassado.

Tome a iniciativa para esclarecer dúvidas do processo seletivo (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Ter sempre outras opções na manga

Evite depender somente de uma resposta. Tenha sempre outras alternativas de cargos e entrevistas na manga. Pesquise em sites especializados, converse com amigos e outros colegas do setor para que eles sempre enviem informações referentes a novas oportunidades de trabalho. Isso ajuda a diminuir sua ansiedade, pois o candidato saberá que, caso algo dê errado, ele poderá sempre contar com outras opções para não ficar de fora do mercado. Se o empregador souber que você tem outras alternativas de emprego, ele pode apressar o processo para garantir que você trabalhe com ele.

Fique por dentro de todas as vagas em aberto no mercado e participe de distintas entrevistas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article