Mais
×

Quanto tempo depois do rompimento da bolsa amniótica da gata ela tem os filhotes?

Se você não é um reprodutor de gatos experiente você pode ter algumas perguntas sobre a gravidez até o processo do parto da sua gata. Como nos humanos, os gatos se desenvolvem dentro do útero da mãe até o nascimento. Enquanto a gravidez é diferente para cada gata, muitas delas exibem alguns sintomas antes do parto. Alguns desses sintomas incluem inquietação, diarreia e liberação do fluído amniótico -- isso é normalmente referido como o rompimento da bolsa da gata.

Gatas normalmente dão à luz de três a cinco gatinhos (kittens image by Katrina Miller from Fotolia.com)

Gravidez em gatas

A duração normal da gestação é de 63 a 65 dias, contudo uma gravidez pode durar apenas 60 dias enquanto outra pode se estender até 70. Um veterinário pode normalmente confirmar a gestação depois de 17 dias. Ele vai apalpar o abdômen e tentar sentir os gatinhos. Não faça isso em casa pois você pode sem querer ocasionar um aborto. Como nos humanos, gatas grávidas podem ter enjoos matinais. Esse sintoma é mais provavelmente presente depois da terceira semana de gestação.

Rompimento da bolsa

Enquanto que o nascimento de um bebê humano é normalmente antecedido pelo rompimento da bolsa materna, isso nem sempre acontece em gatos. No útero, os gatinhos se desenvolvem em sacos individuais preenchidos com o fluído amniótico. Enquanto algumas vezes esses sacos se rompem antes do nascimento, eles frequentemente não fazem isso. Se a bolsa da sua gata romper, isso vai ocorrer momentos antes dela começar o trabalho de parto. Se várias horas se passarem depois que a bolsa da sua gata rompeu, isso pode significar que um dos gatinhos está preso no canal do parto, e que você deve chamar um veterinário.

Estágios do parto

Gatas grávidas passam por duas fases no parto. Durante o primeiro estágio a gata prenhe vai começar a preparar um ninho amassando e rearranjando a área que ela escolheu para dar luz aos seus gatinhos. A gata também pode apresentar respiração rápida ou batimentos cardíacos acelerados e pode haver alguma secreção nos mamilos dela. O primeiro estágio do parto normalmente demora entre 12 e 24 horas. O segundo estágio pode envolver um esforço energético, vocalização e fluídos ao redor das genitais. Uma vez que o nariz de um gatinho for visível no canal do parto, ele deve sair completamente dentro de 15 minutos.

Dicas sobre a gravidez de gatas

Quando a sua gata se aproximar do final da gestação ela vai começar a preparar um local para o ninho. Você deve fornecer uma caixa na qual ela possa ter o parto e cobrir essa caixa com jornais ou um lençol velho. Alimente a sua gata grávida com uma dieta saudável que seja rica em proteínas e cálcio. Alguns veterinários recomendam dar à gata ração para filhotes pois ela contém altos níveis desse nutrientes. Se a sua gata parar de comer por mais de 24 horas, se tornar letárgica ou ter subidas abruptas de temperatura, entre em contato com o seu veterinário imediatamente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article