O que fazer depois de ter desinstalado acidentalmente o launcher de um Android

Escrito por nicole martinez Google | Traduzido por aline fernandes martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer depois de ter desinstalado acidentalmente o launcher de um Android
O launcher da HTC inclui o discador, o app drawer e um botão personalizado (Sean Gallup/Getty Images News/Getty Images)

Smartphones e tablets Android estão se espalhando rapidamente, em parte por causa da facilidade de customização da interface e do software. No entanto, se você não está familiarizado com customizações, poderá desinstalar ou desabilitar acidentalmente alguns recursos importantes do sistema operacional, como o launcher. Sem um launcher funcional, o seu telefone Android será afetado e você não será capaz de abrir apps ou mudar de telas.

Outras pessoas estão lendo

Launcher

Um launcher é um aplicativo no seu dispositivo Android que alimenta sua tela inicial e permite que você visualize e execute aplicativos. Fabricantes como a HTC e a LG fornecem utilitários de launcher diferentes em seus dispositivos Android. Alguns modificam muito o sistema operacional Android básico e outros incluem apenas ligeiras diferenças. Sem o launcher, você não vai ver os ícones e menus em sua tela inicial. Apesar de ainda ser capaz de receber chamadas telefônicas, o seu telefone Android ficará severamente limitado até instalar um launcher.

Correções

Uma maneira de recuperar o controle do seu dispositivo Android é fazer logon no Android Market pelo seu computador e enviar um launcher para o seu telefone. Isso irá iniciar a instalação e você poderá, então, executar o launcher no seu telefone, dando-lhe acesso à tela inicial mais uma vez. Você deve ter uma conexão móvel ou Wi-Fi no seu telefone para que isso funcione. Note que qualquer launcher irá corrigir seu problema. No entanto, os launchers dos fabricantes não estão disponíveis no Android Market.

Launchers

Alguns dos launchers disponíveis no Android Market incluem: LauncherPro, ADW.Launcher e GO EX Launcher. Todos estão disponíveis gratuitamente. O LauncherPro apresenta três telas iniciais e cinco itens que você pode personalizar ao seu gosto. O ADW.Launcher oferece muitos dos mesmos recursos que o LauncherPro, mas também inclui a possibilidade de arrastar os ícones para o dock e permite renomeá-los na tela inicial. Isso é útil quando aplicativos têm nomes longos. O GO Launcher EX inclui um task killer que lhe permite fechar aplicativos que possam estar enchendo a sua memória. Como essa função não funciona o tempo todo, ele economiza a vida da bateria mais que outros task killers.

Solução com root

Se você não tem Wi-Fi ou rede móvel, pode não ser capaz de instalar um launcher no market. Considere, então, fazer o flash do ROM do seu telefone. Basicamente, isso significa fazer a reinstalação do sistema operacional. Esse processo só é viável se você já fez o root do seu telefone para conceder acesso de superusuário a todos os arquivos e configurações, incluindo aqueles associados ao sistema operacional. O processo de root varia entre dispositivos e pode anular a garantia de seu telefone Android. É necessário instalar opções de recuperação personalizadas para o seu telefone. Isso amplia as características do modo de recuperação do seu aparelho. Após isso, você poderá usá-lo para reinstalar o ROM do seu telefone. Muitas comunidades Android fornecem cópias para download de seus ROMs padrões de fábrica, bem como de ROMs de terceiros para uso com dispositivos Android. Você não deve tentar isso se não estiver confortável em editar partes críticas do sistema operacional, já que isso pode desativar permanentemente o seu dispositivo Android. Se tentar este processo, garanta que o seu dispositivo tem pelo menos 50 por cento da bateria.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível