×
Loading ...

Dermatite úmida aguda em golden retrievers

Atualizado em 21 novembro, 2016

A dermatite úmida aguda causa feridas feias e infeccionadas na pele do seu golden retriever. A doença também é conhecida como "hot spots" e normalmente é autoinfligida, com lambidas, coceiras e mordidas excessivas em si mesmo. Há diversos tratamentos para essas feridas para o alívio merecido do seu cãozinho.

Golden retriever com seus donos (Monkey Business Images/Monkey Business/Getty Images)

Causas

Diversas doenças afetando o seu cão podem estar provocando o aparecimento da dermatite úmida aguda. Alergias de pele, infecções, pulgas, picadas de insetos e irritações causadas por produtos químicos. Com isso, ele morde, coça, lambe e mastiga tentando aliviar-se, mas apenas causa mais irritação. Às vezes, o cão pode fazer isso por tédio, mudança na família ou na rotina, falta de exercícios ou pela época do ano (calor ou perda de pelo).

Loading...
Golden retriever no campo (al_louc/iStock/Getty Images)

O que isso significa

A dermatite úmida aguda é também conhecida como "hot spots", eczema úmido e feridas de verão, por ser quando mais aparecem. Pode aparecer em qualquer lugar do corpo do cão e se espalhar rapidamente. Há diversas causas, como a propagação de bactérias. Qualquer irritação ou corte na pele cria um local ideal para contaminação bacteriana quando há umidade. Isso pode ser depois de tomar banho, nadar, sair na chuva ou deitar na grama molhada. Uma mínima ferida sem limpeza oferece nutrientes para os germes, que também podem se espalhar e criarem mais feridas. A doença causa muita coceira e sofrimento para o cão, pois a infecção está nas camadas profundas da pele.

Golden retriever (EmilySkeels/iStock/Getty Images)

Tratamento

Pode demorar até duas semanas para começar a cura da dermatite úmida aguda. O veterinário pode precisar prescrever antibióticos orais e anti-histamínicos, se o caso for grave. Talvez seja preciso raspar o pelo das áreas afetadas. Garanta que o pelo do cachorro não fique úmido, já que esse é o ambiente perfeito para as bactérias se reproduzirem. Uma dieta natural, saudável, com carnes e um suplemento de ácidos graxos é essencial para evitar episódios recorrentes da dermatite e de outras irritações da pele.

Golden retriever no veterinário (Arnd Rockser/iStock/Getty Images)

Prevenção/Solução

A melhor coisa que você pode fazer pelo seu golden retriever é tomar medidas de prevenção. Durante a primavera e no final do verão (quando o animal mais perde pelo), é obrigatório tosá-lo com mais frequência. Você pode economizar, escovando o seu pelo diariamente, removendo o máximo possível dos pelos profundos e soltos. Os cães da raça golden retriever tendem a ter infecções de ouvido devido às suas orelhas penduradas. Durante os referidos meses, limpe semanalmente com o produto de limpeza recomendado pelo veterinário, evitando que uma infecção do ouvido chegue às bochechas, causando "hot spots".

Sempre evite pulgas e outros insetos, monitorando seu cão regularmente, principalmente no verão, quando ele precisa ser protegido de picadas. Se perceber que ele está com coceira e se mordendo, causando feridas menores, trate imediatamente com um creme antibiótico e observe se o problema continua. Se a dermatite úmida aguda for mais séria, consulte o veterinário para um tratamento profissional com antibióticos orais e esteroides.

Mulher escovando golden retriever (Polafernandez/iStock/Getty Images)

Dicas/Avisos

Quando estiver passando por um tratamento contra dermatite úmida aguda, seu cachorro pode precisar usar um acessório protetor, como um cone de proteção, que previne que morda, lamba ou coce as áreas afetadas, pois isso causa mais impacto nelas. A dermatite sem tratamento se espalha e piora, deixando a vida do golden retriever infeliz.

Golden retriever usando cone de proteção (Grant Shimmin/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...