×
Loading ...

Porque derramar oxigênio liquido no asfalto pode ser perigoso?

Atualizado em 22 novembro, 2016

O oxigênio que respiramos é um gás que existe no ar, mas que pode ser separado do ar e esfriado até alcançar a forma de oxigênio líquido, que pode ser usado durante o lançamento de foguetes ou em explosivos, apesar de ser raro no segundo caso por ser uma substância muito volátil. Se você entrar em contato com um material orgânico como o asfalto, o oxigênio líquido pode facilmente pegar fogo e explodir.

O oxigênio líquido se torna perigoso ao entrar em contato com qualquer material orgânico (bombola gas image by Valentina Crivelli from Fotolia.com)

O que é oxigênio líquido?

Oxigênio líquido é o oxigênio que foi destilado do ar e exposto a temperaturas extremamente frias, sendo que é um material com um pondo de ebulição de -183°C, e portanto tem que ser guardado em grandes tanques com material isolante para não evaporar.

O uso primário do oxigênio líquido é no sistema de propulsão de foguetes, mas vários hospitais e outras instalações de saúde mantém oxigênio líquido para reverter para forma gasosa quando necessário.

Loading...

Volatilidade

O oxigênio líquido é uma substância extremamente concentrada que, apesar de não ser inflamável, acelera a combustão, de forma que precisa ser misturado com ozônio ou outros gases para ser estabilizado antes que possa ser usado para propulsão.

O oxigênio líquido é especialmente perigoso ao entrar em contato com substâncias orgânicas, o que faz com que possa facilmente explodir se for derramado no asfalto.

Oxigênio líquido e óleo

O oxigênio líquido vai acelerar a combustão se entrar em contato com óleo ou graxa, o que aumenta ainda mais o perigo do o derramar no asfalto, já que veículos trafegando podem derramar uma das substâncias e criar um foco de incêndio.

O que ocorre quando se derrama oxigênio?

Quando o oxigênio líquido é derramado, ele vaporiza rapidamente, pois a atmosfera é morna demais para o sustentar na forma líquida, e acaba criando uma nuvem de oxigênio concentrado, que vai infectar as roupas de qualquer transeunte e se espalhar por sobre materiais orgânicos, como asfalto.

Ambas as situações trazem problemas, já que a nuvem de oxigênio vai acelerar a combustão, significando que se alguém acender um cigarro após ser exposta a nuvem, pode acabar com as roupas em chamas. Se um veículo dirigir sobre o asfalto que foi impregnado de oxigênio líquido, o impacto dos pneus contra o asfalto irá causar uma explosão.

O que fazer caso ocorra um derramamento

Se você for exposto ao oxigênio líquido, vá para uma área aberta para ventilar suas roupas, não fume ou ande perto de qualquer chama por pelo menos 15 minutos.

Se o oxigênio líquido cair sobre o asfalto, deve se proibir a passagem de qualquer pessoa, a pé ou em qualquer veículo, por no mínimo 30 minutos, para evitar o risco de explosão.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...