Mais
×

Como derreter cacau em flocos

Atualizado em 17 abril, 2017

Flocos de cacau são pequenos pedaços de chocolate derivados da amêndoa de cacau, usados em pães ou como lanche saudável. O cacau tem um ponto de fusão muito baixo, podendo derreter na sua mão ou boca só com a temperatura corporal. Ao derreter o cacau em flocos é necessário muita atenção para evitar que o chocolate se queime devido a altas temperaturas, ou se estrague devido a introdução de água.

Instruções

O cacau tem um ponto de fusão muito baixo e pode queimar facilmente se sobreaquecido (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Encha a parte de baixo do banho-maria com 2 a 5 cm de água. Leve a água a fogo baixo e, em seguida, deixe ferver. Enquanto isso, preencha a metade superior do banho-maria com o cacau em flocos.

  2. Coloque a parte superior do banho-maria sobre a água fervendo, observando com cuidado para que a água quente não a toque.

  3. Observe os flocos de cacau com cuidado, pois eles derretem muito rápido. Mexa devagar em um recipiente sem água. Qualquer gota d'água introduzida no chocolate derretido pode arruinar toda a mistura.

  4. Retire a metade superior do banho-maria logo que o chocolate derreter completamente. Rapidamente despeje os flocos de cacau em uma fôrma para chocolate, ou use como cobertura para morangos ou outras sobremesas. Para mantê-los em estado líquido enquanto estiver trabalhando com o chocolate, coloque a metade superior do banho-maria sobre um panela de água morna -- e não quente.

Dicas

  • Use o cacau derretido rapidamente, já que ele volta a se solidificar em temperatura ambiente. Improvise o banho-maria usando duas panelas, uma em cima da outra.

Aviso

  • Nunca coloque uma gota d'água sequer no cacau derretido, pois irá arruiná-lo.

O que você precisa

  • Panela para banho-maria
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article