Como derrubar uma árvore em qualquer direção

Escrito por meg butler | Traduzido por a. araújo
Como derrubar uma árvore em qualquer direção

Controle a queda da árvore para proteger sua propriedade

David Oxberry/Digital Vision/Getty Images

É relativamente fácil fazer uma árvore cair na direção que você deseja. O segredo é fazer um corte que enfraquecerá a árvore na direção desejada. A melhor ferramenta para esse tipo de corte preciso, é uma motosserra, pois é difícil de aplicar corretamente o corte rústico de um machado e talhar pode desalojar galhos enfraquecidos de uma árvore fraca, que poderá cair sobre você ou qualquer outra pessoa nas proximidades.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Motosserra
  • Corda
  • Ajudante

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Permita que a própria árvore determine a direção em que cairá, se possível. A tendência será que a árvore caia direção para a qual está inclinada, no lado que tem um número desproporcional de galhos, na direção predominante do vento ou na direção de qualquer apodrecimento do tronco. Se preferir que a árvore caia em outra direção, primeiro siga as instruções no passo dois; se a árvore pode cair na direção provável, siga o passo três.

  2. 2

    Amarre uma corda ao tronco da árvore tão alto quanto conseguir alcançar. Deixe-a frouxa o suficiente para que possa puxar a árvore na direção correta, sem permanecer na zona de impacto. Se possível, encontre outra árvore que esteja à frente ou ligeiramente para um dos lados da árvore que deseja derrubar. Use essa árvore como um ponto de apoio que permitirá que você puxe a partir de um ângulo de 90°; passe a corda frouxa um pouco além do ponto de apoio, gire 90° e caminhe 0,90 m a 1,20 m, de forma que a corda forme um ângulo que tenha a árvore de ponto de apoio no meio. Coloque a corda no chão até você estar pronto para começar o corte. Quando chegar a hora, seu ajudante pode puxar a corda e ficar fora da trajetória da queda da árvore.

  3. 3

    Verifique se há obstáculos na trajetória planejada para a queda da árvore. Uma árvore alojada nos galhos de outra árvore é um perigo significativo: ela pode cair a qualquer momento ou derrubar algum galho grande que pode machucar ou até matar alguém. Se outras árvores estão obstruindo a queda da árvore, escolha outra trajetória.

  4. 4

    Planeje duas rotas de fuga para o caso da árvore cair; cada uma delas deve ser a partir de um ângulo de 45° da base da árvore.

  5. 5

    Avise a todos na propriedade que a árvore cairá em breve.

  6. 6

    Corte a árvore por baixo na direção que deseja que ela caia; faça um corte horizontal, na altura de sua cintura, através de cerca de 1/3 do tronco da árvore. Faça um segundo corte sobre o primeiro, alto o bastante para encontrar o primeiro em um ângulo de 45°. Remova o pedaço de madeira.

  7. 7

    Faça seu ajudante segurar a corda na posição para puxá-la, sem ficar na trajetória de queda.

  8. 8

    Faça seu amigo segurar a corda retesada, mas sem puxar por enquanto.

  9. 9

    Faça um corte de derrubada, no sentido horizontal, ao lado oposto do tronco, cinco centímetros sobre a parte inferior do entalhe. Corte até criar uma articulação (o espaço entre os dois cortes) que seja de, aproximadamente, 1/8 a 1/6 do diâmetro do tronco. Mantenha uniforme a espessura da articulação; se sua motosserra tem uma inclinação, a articulação pode ser mais espessa em um lado do que no outro, e a árvore girará e cairá em direção ao lado mais estreito.

  10. 10

    Observe o progresso da árvore ao cortar -- ela pode começar a cair antes que você termine o corte de derrubada. Se parecer que a árvore está inclinando em uma direção além da planejada (ou se o corte de derrubada está caindo sobre si mesmo), pare de cortar, desligue a motosserra, coloque-a no chão e sinalize para seu parceiro puxar a árvore na direção correta.

  11. 11

    Desligue rapidamente a motosserra, coloque-a no chão e siga sua rota de fuga enquanto o corte de derrubada se abre e a árvore começa a cair. Diga a seu ajudante para fazer o mesmo.

Dicas & Advertências

  • Esteja sempre preparado para que a árvore caia na direção errada antes que você tenha a chance de pará-la -- isso é especialmente provável se você está tentando derrubá-la em uma direção diferente daquela em que cairia naturalmente.
  • Se há risco significativo de danos à propriedade (sua casa ou fios elétricos), chame um profissional.
  • Se o tronco da árvore tem o diâmetro igual ou menor a 15 cm, não há necessidade de fazer dois cortes: simplesmente corte através de 3/4 do tronco no lado oposto àquele que você deseja que ela caia. Depois, empurre a árvore.
  • Uma forquilha ou outro implemento ajudará você a empurrar.
  • Não se aproxime de uma árvore caída até que ela pare de se mover.
  • Nunca permite que uma árvore caia em uma encosta íngreme, pois ela pode quicar e acertar você.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media