Mais
×

Como derrubar árvores usando uma motosserra

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Apenas serradores experientes e treinados deveriam cortar árvores grossas, com um diâmetro de base superior a 45 centímetros. Muitas coisas erradas podem acontecer quando alguém derruba qualquer tipo de árvore, mas árvores grossas podem causar acidentes de queda imprevisíveis, como enroscamento, que é quando uma árvore enrosca em outras durante a queda. Nunca tente cortar árvores grandes sozinho. Se possível na sua região, faça um curso de como usar motosserras com segurança.

Instruções

Cortar árvores grossas pode ser muito perigoso, especialmente para pessoas despreparadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Peça a todos que se afastem pelo menos duas árvores e meia de qualquer lado da árvore a ser cortada. Utilize equipamentos de protecção individual. Certifique-se de que a motosserra não está com algum defeito. Verifique se a corrente está afiada. Cheque se há combustível suficiente para completar a operação.

  2. Decida para qual lado você quer derrubar a árvore. Antes de tomar a decisão final, leve em consideração fatores como a inclinação da árvore, qualquer curva no tronco, formato dos galhos (especialmente na parte inferior), peso e obstáculos na direção em que deseja derrubar a árvore (fios elétricos, outras árvores, estradas e construções).

  3. Inspecione a casca e a árvore em busca de sinais de podridão ou danos no exterior e interior da árvore. A madeira podre pode tornar a queda de uma árvore mais perigosa. Olhe para o topo da árvore e veja se há ramos mortos que podem cair durante o corte. Acerte com força a base da árvore cinco vezes com a coronha do machado de lenhador; olhe para ver se os ramos vão cair. Evite a todo custo derrubar a árvore em cima de outra árvore. Se for preciso, use a direção de queda natural da árvore.

  4. Corte galhos e ramos até a altura da sua cabeça para que você possa trabalhar confortavelmente na base. Limpe todas as rochas e arbustos que podem enroscar nos pés durante a fuga em um alcance de 135º ao redor da árvore, fora da direção pretendida para a queda.

  5. Fique do lado direito da árvore. Ligue a motosserra. Alinhe a direção pretendida para a queda com a baioneta da motosserra. Faça o primeiro corte paralelo ao solo, na altura da cintura, e corte cerca de 1/4 a 1/3 da árvore. Faça o segundo corte em um ângulo de inclinação de 45º em profundidade do primeiro corte, então você formará uma cunha de madeira parecida com um pedaço de torta. A linha em que os dois cortes se encontram deve ser horizontal e perpendicular à direção pretendida para a queda.

  6. Vá para o lado oposto da árvore, fique do lado esquerdo e faça o corte de abate na horizontal e em paralelo com o solo. Corte de 2 cm a 3 cm acima do primeiro corte. Preste atenção no topo da árvore e, quando ela começa a cair, afaste-se em um ângulo de 45º de distância do tronco e da direção de queda. Se a árvore não cair por conta própria ou começar a encostar na baioneta da motosserra, use a cunha para calçar a árvore. Retire a motosserra com cuidado e se afaste do tronco, prestando atenção na árvore.

O que você precisa

  • Luvas de couro
  • Óculos de segurança
  • Protetores de ouvido
  • Caneleiras
  • Roupas justas
  • Botas de segurança
  • Motosserra com correntes afiadas corretamente
  • Machado de lenhador
  • Cunha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article