Como detectar um solenoide com problema

Utilize um multímetro para testar o solenoide

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

Um solenoide é um dispositivo elétrico utilizado para abrir ou fechar válvulas ou interruptores quando há fluxo de corrente. Consiste de uma bobina feita com um fio fino e enrolada em um núcleo metálico. Quando a corrente elétrica passa pelo solenoide, é produzido um campo magnético. Os solenoides têm muitas aplicações, mas o único inconveniente é que só têm duas posições: "completamente ligado" ou "completamente desligado".

Step 1

Verifique as condições físicas do solenoide e certifique-se de que os fios e conectores não estão rompidos ou corroídos. Verifique também todos fusíveis que levam ao componente, a montagem que se estiver incorreta, pode resultar em redução da potência. Questões ambientais, como calor excessivo ou corrosão, afetarão a operação do solenoide. Corrija qualquer problema encontrado durante essa verificação e, se o solenoide não funcionar, siga para o passo dois.

Step 2

Desconecte a fonte de energia do solenoide. Utilize um multímetro digital (ajustado para medir volts) para verificar a tensão que alimenta o componente. Faça isso conectando uma ponteira na fonte e a outra em um ponto de aterramento. Alternativamente, desconecte o solenoide do seu componente (entrada, válvula, etc.) e aplique a energia. Se estiver funcionando, o solenoide magnetizará -- o que pode ser verificado segurando uma chave de fenda perto do componente. Se o solenoide operar -- ou o magnetismo for detectado --, você terminou. Se a fonte estiver com problemas, encontre os problemas e conserte-a. Siga para o passo três.

Step 3

Verifique se o solenoide está na temperatura ambiente (23ºC) ou acima dela e, com a peça desconectada da fonte de energia, meça a resistência. Na posição aberta ou inativa, a medida deve ser de 0,2 a 1,5 ohm, de acordo com o tamanho do solenoide. Verifique as especificações do componente testado. Em seguida, confira a resistência com ele fechado ou ativo. Esse valor deve ser muito maior, variando de 10 a 110 ohm, novamente de acordo com o solenoide. Se não conseguir removê-lo para esses testes, as medidas podem ser feitas com o multímetro ao se medir os fios no local -- sem energia. Para a medida inativa, coloque as ponteiras do multímetro entre os terminais preto e branco do solenoide. Para a medida ativa, meça entre os fios vermelho e preto. Se o componente não possuir os fios específicos citados aqui, será necessário olhar o esquema elétrico, localizado no manual do proprietário.

eHow Brasil
×