Como desabilitar uma placa de vídeo integrada

Escrito por michael hintz | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Desabilite a placa de vídeo integrada antes de instalar os drivers de uma placa nova. Deixar de fazer isto pode resultar em conflitos entre as duas placas de vídeo. Há duas maneiras de desabilitar uma placa de vídeo integrada: através da BIOS do computador ou pelo Windows, usando o gerenciador de dispositivos ou Adicionar ou Remover Programas (ou a função similar de outros sistemas operacionais). Nem toda BIOS tem a opção de desabilitar uma placa de vídeo integrada.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    BIOS

  1. 1

    Reinicie o computador clicando no Menu Iniciar, depois em Desligar, e selecionando a opção "Reiniciar".

  2. 2

    Pressione a tecla mostrada na tela para entrar na BIOS assim que o computador tiver reiniciado. A tecla correta varia, dependendo do fabricante do computador; se for necessário, consulte o manual do computador ou entre em contato com o fabricante para determinar qual tecla é usada, então mantenha-a pressionada antes que o computador reinicie e até que entre na BIOS . Normalmente, a BIOS é acessada usando uma das teclas F ou Delete.

  3. 3

    Navegue pelos menus da BIOS (deve-se estar numa tela azul com menu de seleções) e procure por uma configuração de nome "onboard", "integrated video" ou "VGA". Esta deve estar localizada na seção Integrated Peripherals, mas também pode estar em outra das opções do meno, dependendo da BIOS do fabricante. A opção pode não estar disponível em certos modelos; se este for o caso, desabilite a placa pelo Windows.

  4. 4

    Mude a configuração de gráficos integrados para "disabled" ou "off" ao pressionar Enter para mudar as opções.

  5. 5

    Salve as mudanças e saia da BIOS pressionando a tecla F correspondente (deve aparecer na parte inferior da tela sob a opção Save and Exit), e selecionando "Y" para confirmar a saída.

    Windows

  1. 1

    Enquanto o computador estiver ligado, clique com o botão direito do mouse sobre "Meu Computador" (ou "Computador" em versões mais novas) e selecione "Gerenciar".

  2. 2

    Selecione "Gerenciador de Dispositivos" da lista à esquerda.

  3. 3

    Encontre na lista de periféricos a opção "Disponibilizar Adaptadores" e selecione sua placa de vídeo. Se já tiver instalado a placa nova, certifique-se de que não a tenha escolhido.

  4. 4

    Clique com o botão direito do mouse sobre a placa integrada e selecione "Desabilitar" no menu. Uma janela pop-up vai aparecer avisando que se fizer isto a placa deixa de funcionar. Clique em "Sim".

  5. 5

    Vá em "Adicionar ou Remover Programas" e procure por qualquer driver ou software da placa antiga. Desinstale estes programas para prevenir outros conflitos entre as placas de vídeo. Procure pela marca da placa integrada antiga, provavelmente deve ser Intel, ATI ou nVidia.

Dicas & Advertências

  • Se precisar usar a placa de gráficos integrada novamente por algum motivo, pode fazer isso facilmente ao reverter os passos que fez para desabilitá-li: na BIOS, mude a configuração de volta para "integrated"; no Windows (ou outro sistema operacional), use o Gerenciador de Dispositivos para habilitar a placa e reinstalar qualquer driver que tenha desinstalado com o "Adicionar ou Remover Programas".
  • Certifique-se de que o monitor esteja ligado na placa de vídeo nova (que deve, também, estar ligada na entrada PCI, AGP ou PCIe da sua placa-mãe). Após desabilitar a placa de vídeo integrada, a entrada na traseira do seu computador não irá mais funcionar para mostrar vídeo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível