×
Loading ...

Como desamassar fotos antigas

Atualizado em 21 novembro, 2016

A umidade, idade e armazenamento inadequado pode amassar fotografias antigas. Muitas vezes, elas não podem ser substituídas. A questão é como pode-se desamassá-las. Felizmente, existem algumas opções viáveis​​, dependendo da idade e condição da impressão.

As fotos antigas são preciosidades da família (Paul Thomas/Photodisc/Getty Images)

Fotografias antigas

Quanto mais velha a fotografia, deve-se ter mais cuidado em desamassá-la. As técnicas de impressão antigas eram frequentemente baseadas na sobreposição de materiais e impressão. Se tentar achatar a foto, é possível quebrá-la ou mesmo encontrar-se segurando pedaços da foto estimada. O uso cuidadoso de vapor, como um ferro a vapor ou até mesmo um panela de água, pode suavizar o material e facilitar a manipulação, sem destruí-la.

Se estiver usando um ferro, coloque a imagem entre duas camadas protetoras de tecido ou papel de embrulho e aplique suavemente vapor, mas com pressão limitada, até que a fotografia comece a desamassar. Quando o material estiver amaciado, a foto pode ser colocado entre duas folhas de papel-toalha e sob um livro ou algum outro objeto pesado plano. O papel toalha absorverá a umidade do vapor e o livro manterá a fotografia reta enquanto seca.

Se estiver usando uma panela de água quente, pendure com cuidado a foto em um varal acima da panela até que amacie e, em seguida, repita o procedimento com o papel toalha e livro mencionado acima.

Loading...

Fotos mais novas

Se a foto parecer querer desamassar sem danificar a impressão, pode ser possível colocá-la em um envelope e passá-la em uma impressora a laser em uma direção e depois em outra até que fique plana. A impressora a laser aquecerá a foto e ajudará a achatá-la ao estado original.

É possível simplesmente colocar a foto entre dois livros ou colocá-la em um scanner sob um livro, um pedaço pesado de vidro ou simplesmente a tampa do aparelho.

Precaução

Quanto mais velha a fotografia, mais difícil será devolvê-la à sua glória anterior. Considere entrar em contato com um membro da família e tentar fazer uma cópia de sua foto. Outra ação preventiva boa é manter uma cópia digital de todas as fotos preciosas. Coloque a cópia em um cofre ou deixe com um amigo ou parente. Em caso de inundações, danos causados ​​pela água ou outro desastre, é possível imprimir uma nova cópia.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...