Mais
×

Como desativar a proteção contra gravação em um HD

Atualizado em 21 julho, 2017

Se você tentar formatar ou excluir arquivos de um HD e receber uma mensagem indicando que o disco está protegido contra gravação, é possível executar uma série de comandos para remover o atributo "apenas leitura" dele. Assim, use o utilitário de linha de comando "Diskpart" para retirar a proteção contra gravação de discos internos e externos, incluindo unidades USB. O Diskpart vem instalado em todas as versões do sistema operacional Windows. Todavia, se o computador estiver conectado a uma rede empresarial, sua conta pode não ter os privilégios necessários para executar o utilitário. Nesse caso, fale com o administrador do sistema para obter mais informações.

Instruções

Utilize a ferramenta Windows Diskpart para liberar a gravação de dados em discos rígidos (finallast/iStock/Getty Images)
  1. No campo de busca do Windows, digite "cmd" e clique em "cmd.exe" para abrir o prompt de comando.

  2. Digite "diskpart" no prompt e pressione e "Enter". Assim, a ferramenta Diskpart será aberta.

  3. Na janela que será aberta, digite o comando "list volume" (sem aspas) e pressione "Enter". As unidades do computador serão exibidas.

  4. Digite "select volume X" (não utilize aspas e substitua "X" pela letra da unidade a ser modificada) e aperte "Enter".

  5. Digite "attributes disk clear readonly" (novamente sem aspas) e pressione "Enter" para deixar a unidade em questão gravável.

  6. Digite "exit" para fechar o utilitário Diskpart.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article