Mais
×

Como desatolar um aerobarco

Aerobarco é uma embarcação impulsionada por um motor de avião. Tanto a hélice do ventilador e do motor permanecem dentro de uma gaiola, de modo a proteger a embarcação de plantas, animais selvagens ou detritos artificiais. Embora o primeiro desses aparelhos, com fundo plano, tenha sido construído no Canadá, os aerobarcos são extremamente populares em pântanos subtropicais. Eles são comuns em Everglades – Flórida, nos igarapés da Louisiana e em outras regiões do Golfo dos Estados Unidos. Os aerobarcos são muitas vezes utilizados para turismo, jogos, pescas e pelas indústrias que exploram a vida selvagem.

Muitas excursões de aerobarco são chamadas de safáris. Porém, um equívoco comum é considerar que esse tipo de embarcação pode avançar tão facilmente em terreno seco e áspero como faz na água. Pelo contrário, os aerobarcos apenas podem navegar em águas rasas e desobstruídas. A frente em forma de trenó se destina a evitar obstruções pelo caminho. Ainda assim, os operadores muitas vezes conduzem os aerobarcos em vala ou bancos de lama. Para complicar a situação, os aerobarcos se orientam pela retaguarda e não podem frear ou voltar à ré.

Instruções

Aerobarcos devem ser utilizados apenas em águas rasas e desobstruídas (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  1. Desligue o motor.

  2. Verifique se o operador e todos os passageiros estão usando coletes salva-vidas/boias. O departamento de proteção ambiental da Florida diz de que 90% das mortes em aerobarcos se devem a naufrágio ou afogamento. 80% dessas vítimas não estavam usando os equipamentos de flutuação na água. Use um colete salva-vidas, em caso de naufrágio de emergência ou se cair na água durante a remoção do aerobarco do local que está impedindo a passagem.

  3. Certifique-se de que a frente do barco esteja na água. Se possível, saia do aerobarco, a fim de posicioná-lo na água e na direção em que você deseja seguir. Lembre-se de que aerobarcos não podem se mover no sentido inverso, assim você não poderá voltar por espaços estreitos. No mínimo, a frente do aerobarco deve tocar a parte da água onde não houver obstáculos no caminho.

  4. Use ferramentas para limpar o caminho. É sempre bom manter uma pá, um par de pagaias, uma alavanca para impulso de metal e um facão, no barco. Você pode precisar desses utensílios, caso a embarcação fique atolada. Use a pá para limpar os bancos de lama, a alavanca de impulso para sair do espaços estreitos e o facão para cortar a vegetação que estiver ao redor.

  5. Posicione o barco em direção a uma área aberta. Felizmente, os aerobarcos são leves e podem ser facilmente manobrados sem precisar da potência do motor. Use a alavanca de impulso ou as pagaias, para mudar de direção.

  6. Acelere até que o aerobarco se desprenda. Ligue o motor e acelere gradualmente, até que o barco tenha adquirido força suficiente para se libertar do local em que está atolado.

Dicas

  • Sempre leve água.
  • Sempre use um dispositivo de flutuação.
  • Sempre carregue um telefone celular, para que você possa pedir ajuda em caso de emergência.

Aviso

  • Nunca coloque partes do corpo ou objetos na hélice.

O que você precisa

  • Pagaia
  • Facão
  • Alavanca para impulso de metal
  • Dispositivo pessoal de flutuação (colete salva-vidas ou boia)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article