Mais
×

Como desatolar um caminhão

Atualizado em 19 julho, 2017

Se o seu caminhão ficar preso na lama, poderá ser muito difícil desatolá-lo. A lama gosta de sugar pneus e prender os eixos de movimento para frente ou para trás. Giraá-los por muito tempo, na tentativa de se livrar, só afundará o caminhão ainda mais na lama e piorará a situação.

Instruções

Cuidado ao desatolar caminhões (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Recrute a ajuda de outro veículo com tração nas quatro rodas. Quando um caminhão está preso na lama, nada como um outro veículo para arrancar ou rebocá-lo para fora. Por esta razão, tente sempre ter pelo menos um veículo em terra seca, enquanto o resto fica na lama, dessa forma, alguém poderá, eventualmente, ligar um guincho ou uma cinta de reboque aos veículos presos. Se estiver usando um guincho com cabo de aço, lembre-se sempre de colocar um casaco ou outro peso na linha de modo que, em caso de quebra, não possa chicotear e ferir alguém. Além disso, algumas empresas de reboque oferecem serviços de extração de veículos de tração nas quatro rodas, mas nunca é barato.

  2. Cave em volta dos pneus e colocar madeira ou esteiras pelos pneus. Decida se seria mais fácil o caminhão ir para frente ou para trás para fora da lama, e desenterre os pneus nesse sentido, se possível. Uma vez que os pneus estiverem visíveis e livre, coloque madeira compensada, dois-por-quatro, ou até mesmo tapetes de chão do interior do caminhão na direção que o caminhão sairá da lama como um auxílio de tração. Talvez sejam necessárias algumas tentativas, mas este método pode ter um grande sucesso.

  3. Coloque correntes de neve nas rodas motrizes, se possível. Elas são uma grande ajuda em quase qualquer terreno, e na lama não é uma exceção. Se você puder içar o veículo para cima ou cavar sob os pneus para instalar as cadeias, eles serão uma ajuda maravilhosa na extração do caminhão. Se a implementação de correntes de neve, no entanto, não entrar no caminhão e simplesmente girar em falso, em uma tentativa de libertar os pneus, a maioria das correntes de neve tem um limite de 30 milhas por hora para a segurança. Assim, use o acelerador moderadamente. Se possível, engate da ré para a primeira para tentar balançar o caminhão e tirá-lo do atoleiro.

Aviso

  • Nunca fique no caminho que o caminhão sairá. Sempre empurre, mas nunca tracione.

O que você precisa

  • Madeira ou esteiras
  • Tomada
  • Cinta de reboque ou guincho e outro veículo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article