on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como descarregar um banco de capacitores

Atualizado em 20 julho, 2017

Os capacitores podem te matar. Sendo mais específico, a carga contida em um banco de capacitores - um grupo de capacitores conectados - pode causar parada cardíaca, te queimar todo ou até fazer seus tecidos explodirem. Na verdade, as consequências mais extremas vão ocorrer apenas com grandes bancos de capacitores, mas não por isso devemos menosprezar os menores. Um capacitor continua carregado mesmo depois de desconectado de sua fonte de energia, então você precisa descarregá-lo para que ele fique seguro.

Instruções

Pequenos capacitores não tem carga suficiente para serem perigosos, mas os maiores podem ser mortais (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Descasque 2 cm da proteção da ponta de um fio de cobre. Enrole a parte descascada ao redor da haste de metal da chave de fenda, entre dois e quatro cm do cabo. Solde-o ali. A haste da chave de fenda absorve muito calor, então o processo de derretimento pode demorar.

    Loading...
  2. Corte o fio cerca de 15 cm de distância da chave de fenda. Descasque essa ponta, e então enrole-a com a ponta do resistor e solde-os.

  3. Corte outro pedaço de fio, com cerca de 30 cm, e descasque as duas pontas. Solde uma ponta na parte principal do resistor. Solde a outra ponta do cabo na garra jacaré.

  4. Coloque uma mão nas suas costas. Para resistir á tentação de mover sua mão, você pode colocá-la dentro do bolso ou no cós da calça. Este passo é para reduzir as chances de uma descarga elétrica direta em seu peito caso você toque sem querer em um terminal carregado.

  5. Conecte a garra jacaré no chão ou no terminal negativo do banco de capacitores.

  6. Toque a ponta da chave de fenda no terminal positivo do banco de capacitores. Segure a chave de fenda lá por 10 segundos a cada 10 microFarads de capacitância.

    Há uma razão para equipamentos de alta voltagem serem protegidos - e uma boa parte disso é por causa da energia guardada nos capacitores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  7. Toque a haste da chave de fenda em ambos os terminais do banco de capacitores. Esta será a última medida de segurança. Isto cria um curto-circuito em qualquer energia remanescente no capacitor.

Loading...

Dicas

  • Este procedimento funciona para capacitores e algumas centenas de microFarads carregados em uma voltagem de cerca de 150 volts. Além disso, você precisará de um resistor com alta potência (W). Em algum momento você irá considerar construir um resistor com vazão automática, para que o capacitor se descarregue sozinho sem ser necessário botar a mão na massa.
  • Para capacitores menores - digamos que com menos de algumas centenas de microFarads - você pode descarregar o capacitor criando um curto-circuito diretamente com a chave de fenda. Não é incomum ver fagulhas, que podem assustar um pouco, mas não representam dano algum. Professores de física irão descarregar capacitores muito maiores com essa técnica, para mostrar de forma dramática a quantidade de energia que estes objetos que parecem inofensivos podem conter. Mas você não deve se arriscar a fazer isso quando estiver ensinando alguém.

Aviso

  • Os bancos de capacitores de alta voltagem e alta capacidade são alguns dos elementos elétricos mais perigosos que você irá encontrar. Se você estiver com dúvidas sobre a segurança do que está fazendo, consulte alguém que já fez isso antes.

O que você precisa

  • Chave de fenda com cabo isolante
  • Fio de cobre de 10 ou 12 AWG (2,5 e 2 mm)
  • Resistor de 5W e 10 k ohm
  • Garras jacaré
  • Ferro de solda
  • Solda com ou sem fluxo

Referências

Loading ...
Loading ...