×
Loading ...

Quando descartar um abacaxi?

Atualizado em 17 abril, 2017

O abacaxi é uma fruta tropical deliciosa, rica em vitaminas, minerais, fibras e enzimas, que promovem a boa digestão e ajudam a manter o peso ideal e uma alimentação equilibrada. Ele também possui uma alta concentração de enzima bromelina e vitamina C, e ambas as substâncias aceleram o processo de cura do organismo. Essa fruta incrível é protegida por uma forte casca, que muitas vezes faz com que seja difícil determinar seu estado de deterioração. Saber a hora de descartar um abacaxi irá ajudá-la a evitar uma surpresa desagradável durante a primeira mordida.

Pode ser difícil determinar se um abacaxi está estragado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sabor

Um abacaxi estragado terá um gosto amargo ou "picante", ao contrário do gosto doce e pungente da fruta madura. Neste estágio, o abacaxi deve ser descartado.

Loading...

Cor da polpa

A polpa do abacaxi estragado apresentará um tom mais pálido, quase branco, ao contrário do amarelo vívido da fruta madura. Isso significa que a fruta deve ser descartada.

Aroma

O abacaxi estragado começará a exalar um odor alcoólico, devido ao processo de fermentação. Um abacaxi maduro deve apresentar um aroma doce, frutado.

Textura

A casca de um abacaxi estragado que ainda não foi cortado começará a exibir suaves manchas marrons, que deixam uma marca na fruta quando pressionadas com pouca força. A polpa do abacaxi adquirirá uma textura amolecida. A fruta madura deve apresentar casca e a polpa firmes.

Casca

Um abacaxi estragado costuma exibir uma espécie de espuma branca, normalmente na coroa. Um abacaxi maduro terá folhas verdes flexíveis na coroa e não apresentará secreções brancas e espumosas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...