×
Loading ...

Como descartar papéis importantes sem um picador de papéis

Atualizado em 21 novembro, 2016

Sem um picador de papéis, os seus documentos pessoais e de negócios privados podem acumular, deixando pilhas de papel contendo informações sensíveis e confidenciais por aí. Jogá-los no lixo ou em contentores de reciclagem não é uma opção, mas ainda é possível destruí-los mesmo não tendo um picador de papéis. Você pode fazer isso por conta própria ou pagar uma empresa local para destruí-los. Caso escolha a primeira opção, você tem inúmeras alternativas fáceis e baratas para garantir que seus documentos sensíveis sejam seguramente destruídos.

Instruções

É possível destruir os seus documentos pessoais confidenciais mesmo sem possuir um picador de papéis (Erik Snyder/Lifesize/Getty Images)
  1. Corte os documentos com uma tesoura se houver apenas uma pequena quantidade de papel. Procure cortar o papel em pedaços pequenos (do tamanho de 1,2 x 1,2 cm) e garantir que as informações importantes, como números de contas, seu número de segurança social e outras informações confidenciais, sejam cortadas em pedaços ainda menores. Esse método é muito demorado, por isso não é eficiente se você precisar destruir mais do que 15 a 20 páginas.

    Loading...
  2. Queime os documentos em uma área aberta fora de casa, longe de qualquer construção e árvore. Você pode fazer isso na churrasqueira do seu quintal ou em uma fogueira. Se morar em uma área onde as fogueiras ao ar livre sejam ilegais, será preciso encontrar um local mais adequado. Se fizer uma fogueira para queimar os documentos, lembre-se de limpar a área quando tiver terminado.

  3. Encha a metade de um balde ou lata de lixo com água e adicione os papéis. Encha o resto do recipiente até cerca de 5 cm do topo com água. Dependendo da quantidade de papéis que tiver adicionado, deixe-os descansarem na água por algumas horas ou durante a noite. Quanto mais folhas colocar no recipiente, mais tempo você deve deixá-las de molho na água. Depois desse tempo, use um cabo de vassoura ou ancinho ou algo semelhante e mexa a mistura de água e papel vigorosamente durante cerca de cinco minutos. Isso quebrará o papel em um mingau polposo.

  4. Pague um serviço de destruição de documentos para cuidar dos seus papéis. Você também pode levá-los para uma empresa local que realiza uma trituração em grande escala e perguntar se eles incluiriam seus documentos por uma pequena taxa.

Loading...

Dicas

  • Bancos, hospitais e consultórios médicos ou clínicas também destroem grandes quantidades de documentos com frequência. Um desses tipos de instalações pode estar disposto a rasgar seus documentos por uma pequena taxa.
  • Se você usar o método de imersão em água, adicione uma parte de leite para duas partes de água. Essa mistura acelerará a decomposição do papel em mingau, principalmente depois de mexer com o cabo da vassoura.

Aviso

  • Se escolher queimar seus documentos para destruí-los, verifique se há um extintor de incêndios por perto, caso o fogo fique fora de controle.

O que você precisa

  • Papéis que quiser destruir
  • Tesoura
  • Churrasqueira ou fogueira
  • Extintor de incêndio
  • Balde ou lata de lixo
  • Água (o suficiente para encher o recipiente escolhido)
  • Leite (opcional)
  • Vassoura, ancinho ou uma ferramenta semelhante de cabo longo

Referências

Loading ...
Loading ...