Mais
×

Como descartar telhas de amianto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O amianto, um material que já foi popular na indústria de construção residencial, foi associado ao câncer de pulmão, mesotelioma e outras doenças respiratórias. Muitas estruturas com telhado e isolamento de amianto ainda existem, algumas em que os moradores nem sabem que vivem perto desses locais. Remover o amianto é um trabalho geralmente obrigado por lei e só deve ser feito por especialistas registrados. Esses passos o familiarizará com os procedimentos apropriados para o descarte.

Instruções

O amianto é considerado um material perigoso (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Descubra sobre as leis que falam da remoção, manuseio e disposição do amianto em sua cidade ou estado, já que muitos lugares têm leis que proíbem ou que determinam que o manuseio seja feito por pessoas licenciadas. Primeiro, entre em contato com a prefeitura para perguntar sobre os requisitos. Em seguida, verifique o site oficial do estado para encontrar informações de contato com o governo ou a secretaria de meio ambiente. Escreva ou telefone para essa secretaria para obter informações sobre as leis do estado.

  2. Peça a secretaria de meio ambiente uma lista de removedores de amianto registrados. Você deve perguntar se pode mandar amostras do material para serem testadas e como elas devem ser enviadas.

  3. Separe uma amostra do material do telhado para ser testado. Em primeiro lugar, vista uma máscara respiratória e coloque uma escada para acessar o telhado. Depois, molhe o lugar próximo à escada, como forma de evitar que as fibras do amianto se espalhem no ar. Você pode fazer isso a partir do chão, com uma mangueira, ou de cima da escada com um balde de água ou uma garrafa com spray. Finalmente, utilize um martelo e um cinzel para quebrar um pedaço da telha, de um lugar em que não fará falta. Coloque a amostra em uma sacola plástica e feche-a.

  4. Envie a amostra para o centro de testes que lhe foi informado na Instrução 2, junto com quaisquer formulários ou taxas necessárias. Contacte o centro diretamente se não tiver todas as informações necessárias.

  5. Contacte um dos removedores registrados que você obteve na Instrução 2, se e quando estiver confirmado que seu telhado é de amianto. Você pode chamar várias empresas na lista para comparar os preços ou outros critérios.

  6. Autorize uma das empresas a remover e descartar o material do telhado, de forma segura e de acordo com a lei. Você deve começar comprando um novo telhado para substituir o antigo o mais rápido possível.

Aviso

  • Os riscos de inalar as partículas de amianto que ficam no ar são sérios. A única maneira segura de remover o amianto de qualquer estrutura é usando equipamento respiratório protetor e com treinamento especial.

O que você precisa

  • Escada
  • Mangueira de jardim, balde de água ou garrafa com spray
  • Martelo
  • Cinzel
  • Sacola com fecho
  • Material de postagem
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article