×
Loading ...

Como descascar feijão-de-corda

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O feijão-de-corda, ou feijão-fradinho, é um tipo de feijão que constitui uma safra tradicional no sul dos Estados Unidos. No Brasil, é cultivado no Nordeste e na Amazônia. Pode ser colhido como vagem ou feijão-verde no estágio imaturo, como feijão-fava e feijão seco depois da secagem dos feijões maduros. Descasca-se o feijão depois de atingir o estágio maduro, quando está roliço e firme. Nesse estágio, os feijões são semelhantes aos feijões-de-lima. As cascas ficam intumescidas quando feijão-de-corda está totalmente desenvolvido. Pode-se descascá-los manualmente.

Instruções

É fácil descascar o feijão-de-corda, ou feijão-fradinho, depois de aprender o processo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Retire da planta ou corte com a tesoura as vagens maduras de feijão-de-corda, quando estiverem inchadas e firmes. Arranque ou corte com os dedos, ou com uma tesoura, as pequenas hastes que as prendem aos feijoeiros.

    Loading...
  2. Coloque em um cesto as vagens de feijão-de-corda que colher. Despeje sua colheita em uma peneira e lave-as com água fria em uma pia.

  3. Abra as vagens, uma a uma, usando os dedos e os polegares, e separando-as em duas metades para retirar os grãos. Coloque os grãos sem vagem dentro das vagens e coloque-os em outra peneira.

  4. Lave os grãos de feijão sem as vagens em uma peneira embaixo da água fria da pia.

Loading...

Dicas

  • Colha uma porção de feijão-de-corda em cada estágio de seu desenvolvimento para que tenha um mistura de feijão-verde, feijão-fava e feijão seco.

Aviso

  • Use luvas de jardinagem ao colher feijões-de-corda.

O que você precisa

  • Tesoura de jardinagem
  • Cesto de colheita
  • Pia
  • Água fria
  • Duas peneiras

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...