×
Loading ...

Como descascar gengibre

Atualizado em 17 abril, 2017

O gengibre é uma raiz geralmente utilizada em cozinhas chinesas, japonesas, indianas e em muitas outras. Acredita-se que o gengibre possua propriedades medicinais e geralmente é comercializado como um suplemento para vários problemas, como a artrite, diarreia, cólica e náuseas. O gengibre fresco é bastante fácil de ser encontrado em feiras e em supermercados. Ele possui um sabor mais rico e intenso do que o já embalado, sendo essa a razão pela qual muitos cozinheiros se dão ao trabalho de descascar e picar gengibre sempre quando for necessário.

Instruções

A casca do gengibre deve ser retirada antes de utilizá-lo (Blue Jean Images/Digital Vision/Getty Images)
  1. Corte um pequeno pedaço do gengibre, cerca de 5 a 8 cm de comprimento, utilizando uma faca pesada e afiada. Faça um corte reto para facilitar na hora de descascar.

    Loading...
  2. Lave o gengibre em água corrente e fria. Utilize o lado áspero de uma esponja limpa que seja utilizada apenas na preparação de alimentos, caso gengibre esteja bastante sujo ou possua manchas ásperas que precisam ser removidas. Depois seque com um pano descartável.

  3. Coloque a ponta da colher, com o lado entalhado para baixo, em uma das pontas do gengibre em cima de uma tábua de corte. Aplique um pouco de pressão, raspe-o para retirar a casca. Se for necessário, aplique um pouco mais de pressão.

  4. Repita o processo trabalhando em tiras longas para trabalhar mais rápido e evitar o desperdício de gengibre. Descarte a casca a cada passada.

  5. Cuidadosamente descasque as bordas do gengibre que estão grudando em passadas iguais e pequenas até que toda o pedaço tenha sido descascado.

  6. Utilize o gengibre imediatamente ou armazene-o em um recipiente hermético por até 48 horas. Depois desse tempo, o gengibre fresco perderá um pouco do seu sabor natural.

Loading...

Dicas

  • Você pode utilizar um descascador de batata com o gengibre, porém se perderá uma quantidade considerável de gengibre comparado com o método da colher.

O que você precisa

  • Gengibre
  • Faca afiada e pesada
  • Água fria
  • Esponja para preparação de alimentos
  • Colher de chá ou de sopa
  • Recipiente hermético

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...