×
Loading ...

Como descobrir se seu cachorro possui um dente "encavalado"

O crescimento de dentes em cachorros é algo normal, porém alguns problemas podem ocorrer durante o período em que o dente está atingindo a forma adulta. Um desses problemas é quando o dente fica "encavalado". Isso significa que o dente não possui a mordida correta. Esse problema pode prejudicar a saúde de seu animal causando abcessos e dor, quando isso acontecer deve-se tomar precauções. Uma cirurgia será necessária para remover o dente encavalado.

Instruções

Um dente encavalado pode causar muita dor a um cachorro (dog image by Vaida from Fotolia.com)
  1. Fique atento a qualquer mudança repentina e anormal no comportamento de seu cachorro. Se ele aparentar dor ou morder você sem razão aparente para esse comportamento, significa que isso pode estar conectado ao dente. Existem inúmeras causas que fazem um cachorro morder, caso o animal ainda esteja trocando seus dentes de leite, um dente encavalado deve ser descartado como razão do mal comportamento.

    Loading...
  2. Monitore a alimentação de seu cachorro. Caso aparente dor ao mastigar ou até mesmo recuse a comida, isso pode significar alguma dor dentária. Outro indicador é se o animal chorar ou latir enquanto mastiga.

  3. Gentilmente, abra a boca de seu animal colocando sua mão abaixo de seu focinho e apertando aos poucos. Utilize a outra mão para ajudar a abrir a boca do cachorro para que possa ver dentro da boca.

  4. Procure pontos vermelhos ou feridas. Um dente impactado terá tipicamente um espaço entre os dentes e este espaço será vermelho e estará irritado. Em alguns casos pode não ter irritação, mas será possível reconhecer o local entre os dentes onde o dente encavalado está.

  5. O hálito dos cachorros é geralmente ruim, mas se perceber que ele vem piorando ou está com um cheiro podre, isso pode ser um indicador de que um dente pode estar encavalado e que um abcesso está se formando.

  6. Contate um veterinário. Um dente encavalado é um problema sério e deve ser tratado imediatamente por um veterinário qualificado. Ele poderá pedir que seja feito um exame de raio-X para diagnosticar o problema e fará a cirurgia caso confirmado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...