Como descobrir se o meu computador está sendo rastreado

Escrito por leigh egan Google | Traduzido por diego feijo cabral silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como descobrir se o meu computador está sendo rastreado
Existem algumas maneiras de revelar programas que estejam rastreando o seu computador (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Todos os usuários de computador correm o risco de terem os suas máquinas rastreadas secretamente através de programas de monitoramento, tais como spywares e malwares. Esses rastreadores podem derivar de sites maliciosos ou de indivíduos que instalam softwares de monitoramento no seu computador. Após infectar a sua máquina, esses programas espionam a sua atividade e podem roubar informações privadas, como o número da conta bancária. Exames regulares no software e no hardware do seu PC podem ajudá-lo a determinar se alguém o está espionando.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Clique no botão "Iniciar" do Windows XP ou no ícone do Windows localizado no canto inferior esquerdo da área de trabalho nos sistemas Vista e 7. No XP, selecione "Executar", digite "msconfig" na janela que aparece e clique em "OK". Nos sistemas Windows Vista e 7, digite "msconfig" na caixa de pesquisa. Percorra todos os programas e preste atenção àqueles que lhe pareçam suspeitos ou desconhecidos. Faça uma busca na internet por todos os programas com os quais você não esteja familiarizado para descobrir se eles são softwares de monitoramento. Execute um programa antivírus e de remoção de spywares para eliminá-los.

  2. 2

    Passe o mouse sobre a barra de tarefas, clique com o botão direito selecionando "Gerenciador de Tarefas" e clique em "Aplicativos". Faça outra busca na internet para os programas desconhecidos listados em "Aplicativos" para descobrir se eles são softwares de monitoramento ou rastreamento. Encerre-os imediatamente clicando em "Iniciar", "Painel de Controle" e "Desinstalar ou alterar um programa". Selecione os programas de monitoramento e rastreamento e siga as intruções para desinstalá-los do seu computador.

  3. 3

    Observe os ícones localizados na bandeja do sistema, no canto inferior direito da tela do seu computador. Passa o mouse sobre cada um deles para visualizar a descrição de cada programa. Caso não reconheça algum dos itens listados, faça uma busca na internet e preste atenção a detalhes importantes que apareçam nos resultados, como "software de monitoramento de computadores" ou "rastros do computador". Observe que os programas de monitoramento de computadores possuem vários nomes diferentes, como "Real-Time Spy", "SpyAgent", "NetVisor" e "SpyAnywhere". Tenha cuidado, pois alguns programas podem se passar por utilitários legítimos; portanto, é extremamente importante ler atentamente os resultados de sua pesquisa. Remova-os através da função "Desinstalar ou alterar um programa" em seu Painel de Controle e de alguma ferramenta de detecção e remoção de spywares.

  4. 4

    Mantenha os seus programas antivírus e antispyware atualizados. Faça varreduras completas uma vez por semana para ajudar a remover vírus e spywares que possam rastrear as suas atividades de navegação. Remova imediatamente todas as ameaças detectadas e então reinicie o seu computador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível