on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como descobrir um conflito de IP

Atualizado em 21 julho, 2017

O conflito de Protocolo de Internet (IP) ocorre quando dois aparelhos, mesmo que não sejam iguais, possuem o mesmo endereço de rede na placa ou interface de rede deles. Os roteadores, comutadores de camada três, servidores e até mesmo computadores (ou hospedeiros) podem todos ter um conflito quando estão em uma rede com outro aparelho de mesmo IP. Muito provavelmente, o conflito tem natureza na atribuição desse número.

Instruções

A descoberta do conflito de IP tornará a sua rede mais forte (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Preste atenção nas mensagens que aparecem ao realizar login. Os dispositivos que são hospedeiros em uma rede e possuem uma interface GUI, como um computador executando o Windows, geralmente terão um alerta que aparece e que é um problema dos IPs conflitantes. A mensagem aparecerá no canto inferior direito da tela e continuará voltando até solucionar o problema ou desativar o recurso de relatório. Os fabricantes inseriram isso no Windows para facilitar para o usuário mediano descobrir o conflito.

    Loading...
  2. Verifique as rotas do IP antes de adicioná-lo à rede. Caso seja possível executar o comando "ping" ou rastrear o IP antes de atribui-lo ao aparelho, então haverá um conflito ao adicioná-lo. O IP não pode estar apto a ser rastreado antes de ser adicionado e o rastreamento da sua rede mostrará o local do aparelho. Você deverá ser capaz de verificar a identidade após realizar o login, caso seja o administrador do aparelho.

  3. Examine o novo aparelho antes de adicioná-lo à rede. Comunique-se por Telnet na rede do dispositivo ou acesse o computador antes de conectar o cabo de rede.

  4. Visualize o endereço de IP de um hospedeiro, clicando em "Iniciar" e digitando "prompt de comando" na caixa de pesquisa. Aperte "Enter" e uma nova janela se abrirá. Digite "ipconfig /all" e aperte "Enter"; o endereço de IP será exibido.

  5. Visualize o endereço de IP em um dispositivo de rede, acessando-o através da porta de console na frente ou atrás dele. Faça login ou aperte "Enter" e acesse o Prompt de comando, para digitar "show ip interface brief" e apertar "Enter" novamente. Essa ação deverá informá-lo sobre cada endereço de IP configurado em cada interface do aparelho.

Loading...

Dicas

  • Caso seja um aparelho maior, considere usar uma variável no comando para limitar o resultado — "show ip interface brief | i 192.168" — carregando todas as interfaces que possuem um IP que se inicia com "192.168".

Aviso

  • Ligar um aparelho com IP conflitante ou duplicado pode interromper os serviços de rede.

Referências

Loading ...
Loading ...