on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como descobrir a geolocalização de fotos

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você alguma vez já olhou para uma de suas fotos e imaginou onde ela pode ter sido tirada, saiba que há como descobrir. Em nosso mundo altamente conectado, muitas câmeras modernas e Smartfones possuem GPS. Isso significa que as fotos tiradas com estes dispositivos possuem marcas geográficas que guardam a localização da foto. Esta informação, se estiver inserida na foto, é fácil de encontrar.

Instruções

Com uma câmera com GPS ou até mesmo um smartfone, você pode capturar a sua posição geográfica ao tirar uma foto (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Passe para o computador as fotos das quais você quer encontrar a geolocalização.

    Loading...
  2. Abra a foto em um local que se possa ler seus metadados. Editores de foto como o Photoshop, assim como sites de armazenamento de fotos, como o Flickr, listarão os metadados de cada foto.

  3. Localize os dados da foto e veja se ela possui algum dado EXIF (Exchangeable Image File format). Se ela tiver dados sobre a sua localização, eles serão salvos como coordenadas do GPS no formato EXIF. As coordenadas são representadas por dois conjuntos de números separados por uma vírgula. Por exemplo, 32.738433,-117.15178 são as coordenadas do zoológico da cidade norte-americana de San Diego.

  4. Insira as coordenadas que você encontrou em algum site de mapas on-line, como o Google Maps ou o Mapquest, para gerar um mapa mostrando a que parte do mundo elas pertencem.

  5. Carregue as suas fotos em um site de armazenamento de fotos para procurar por sua geolocalização. Sites como o Flickr e o Picasa reconhecerão automaticamente essa informação e gerarão mapas para acompanhar as fotos que tiverem seus dados de geolocalização disponíveis.

Loading...

O que você precisa

  • Uma foto de um dispositivo com GPS
  • Computador

Referências

Loading ...
Loading ...