×
Loading ...

Como descobrir qual o lado certo de um crochê

Atualizado em 21 novembro, 2016

Quando um iniciante em crochê precisa pausar o trabalho e voltar para ele depois, talvez seja difícil lembrar em que fileira começar. Uma das vantagens do crochê básico é que geralmente não há diferença entre os lados avesso e o de cima; contudo, quando se está seguindo certos padrões ou usando pontos texturizados ou angulados, é bom aprender a diferenciar o lado avesso do lado certo do crochê.

Instruções

Em um crochê como esse, a parte de cima é idêntica ao avesso, então não há lados diferentes (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    Trabalho em progresso

  1. Encontra o início da peça. Essa parte é onde se faz o primeiro ponto de cadeira. Em geral, se inicia pelo canto inferior da peça, onde verá um fio pendurado devido ao primeiro nó. Esse é o ponto de partida.

    Loading...
  2. Posicione o ponto de partida no lado inferior esquerdo da peça.

  3. Observe os pontos na peça de crochê -- o lado certo está virado para cima agora. Se estiver trabalhando em uma fileira da direita, o nó deverá se encontrar no canto superior direito da sua peça. Caso contrário, ele estará no canto superior esquerdo, e precisará virar a peça e fazer uma fila ao avesso.

    Projeto acabado

  1. Segure a peça de crochê na sua frente com um lado virado para cima.

  2. Examine os pontos para encontrar textura neles. Por exemplo, se fez pontos de acabamento, então verá linhas verticais texturizadas, e, se a peça incluir pontos virados para baixo e para cima, verá linhas horizontais.

  3. Identifique os pontos inclinados. Alguns deles estarão virados para direita ou esquerda, diagonalmente. Encontre-os.

  4. Decida a direção que deseja para criar a textura ou ângulos para os seus pontos. Se gosta da textura que vê, então está no lado certo. Se prefere o outro lado, vire a peça ao avesso e faça deste o lado certo.

Loading...

Dicas

  • Quando se faz crochê, não há lado certo ou avesso para a maioria das peças a não ser que a textura ou ângulo seja realmente importante. Mesmo assim, normalmente depende do seu gosto pessoal.

O que você precisa

  • Peça de crochê

Referências

Loading ...
Loading ...