×
Loading ...

Como descobrir onde as linhas de esgoto estão localizadas no exterior de uma casa

Atualizado em 23 março, 2017

A maior complicação quando se trata de encanamentos é que geralmente não se pode vê-los. Você sabe que os canos de esgoto estão lá fora em algum lugar, drenando as águas residuárias da casa para o sistema de esgoto, mas não sabe exatamente onde estão. Como proprietário de um imóvel, é importante que saiba localizar o cano de esgoto. Se houver um problema com a tubulação, é necessário saber onde cavar para expô-la. Além disso, ao construir um lago ou uma piscina, previne-se o fato de fazer um buraco na linha de esgoto acidentalmente.

Instruções

A tubulação de esgoto pode estar localizada sob as passagens (replacement of pipes image by Alina Goncharova from Fotolia.com)
  1. Visite o departamento de planejamento urbano ou de autorizações para as propriedades de seu município e obtenha uma cópia da licença para rede interna de esgoto da época que sua casa foi construída. Observe os anexos dessa licença, onde deverá haver um desenho do lote, da casa e a localização aproximada do tubo de esgoto que liga a residência ao sistema de esgoto da cidade. Pague por uma cópia desses documentos e vá para casa com o desenho para determinar aproximadamente onde se situa a tubulação de esgoto.

    Loading...
  2. Contrate um encanador profissional para ajudar a determinar a localização da tubulação de esgoto, caso não seja capaz de interpretar o desenho ou não consiga obter a cópia. O encanador deverá encontrar a válvula de acesso e limpeza do esgoto, que geralmente fica localizada no exterior da casa, perto de um banheiro. O encanador removerá a tampa da válvula e aplicará em seu interior uma sonda metálica flexível que tem uma pequena luz e uma câmera acoplada em sua extremidade, que fornecerá a metragem do percurso em imagens de vídeo do cano de esgoto, à medida em que avança. Quando o encanador terminar essa tarefa, você terá um vídeo de todo o percurso, mostrando a quantos metros ele se situa em vários pontos da linha de esgoto. Uma sondagem de esgoto é a forma mais cara de localizar uma tubulação de esgoto subterrânea, mas também é a melhor maneira de ter certeza de onde ela está.

  3. Se preferir, localize o cano de esgoto por conta própria. Encontre a válvula localizada fora de casa ao nível do solo, geralmente perto de um banheiro. Use um alicate para remover a tampa e insira a extremidade de uma sonda de encanamento na tubulação tão longe quanto possível. Preste atenção nas vezes em que a sonda se dobra ou cai ao percorrer o caminho através da tubulação e acompanhe o seu comprimento conforme ela avança. Isso dará uma boa ideia de onde se encontra o cano de esgoto em sua propriedade.

Loading...

Dicas

  • Se tiver que expor a linha de esgoto em sua propriedade, comece cavando junto à válvula de limpeza e siga o tubo à medida que o expõe.

Aviso

  • Antes de começar a escavar, verifique com empresas de energia e telecomunicações para garantir que não haja cabos ou caixas de serviço em sua propriedade que possam ser danificados enquanto tenta encontrar a linha de esgoto.

O que você precisa

  • Chave inglesa
  • Sonda de encanamento

Referências

Loading ...
Loading ...