×
Loading ...

Como descobrir o percentual de erro ao calcular a densidade

Atualizado em 19 julho, 2017

Determinar a exatidão e a precisão das medições faz parte da análise de dados científicos. A exatidão descreve o desvio entre a média das medições e os valores mínimo e máximo da medição. Um desvio pequeno indica uma medida mais exata. A precisão descreve o quão perto as medições correspondem ao valor aceito. É possível obter medidas exatas que sejam imprecisas quando o desvio entre as medições é pequeno, mas que diferem significativamente do valor aceito. A densidade é a medida da massa de uma substância por cada volume dado.

Instruções

Uma medição precisa da densidade da água seria de 1,0 g/mL (water drops enters into water image by Denis Tabler from Fotolia.com)
  1. Meça a densidade de uma substância dividindo a massa a partir do volume (densidade = massa/volume). Determine facilmente a densidade dos líquidos medindo o volume de um líquido em uma proveta graduada, e depois encontre a massa do volume utilizando uma balança. Por exemplo, se 10 mL de líquido tiver uma massa de 14 g, então a densidade do líquido é de 1,4 g por mililitro (14 g / 10 mL = 1,4 g/mL).

    Loading...
  2. Referencie o valor aceito para a densidade da substância. Encontre materiais de referência publicados em uma série de livros de referência química e catálogos de fornecimento de produtos químicos.

  3. Subtraia a densidade aceita a partir da densidade medida. Divida a diferença pelo valor aceito para a densidade e multiplique o quociente por 100 [(densidade medida – densidade aceita) ÷ densidade aceita x 100 = erro percentual]. Continuando o exemplo, se o valor de referência para a densidade do líquido no segundo parágrafo for de 1,2 g/mL, então o erro é de 16,7% [(1,4 g/mL – 1,2 g/mL) ÷ 1,2 g/mL x 100 = 16,7 %].

Loading...

O que você precisa

  • Densidade medida
  • Densidade de referência
  • Lápis
  • Papel

Referências

Loading ...
Loading ...