on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como Descobrir o Perímetro de um Círculo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Calcular o perímetro e a área de formas é uma habilidade que normalmente é dominada na segunda metade do ensino fundamental. Existem fórmulas para descobrir o perímetro e a área de cada forma fechada. Felizmente, as fórmulas para os círculos são algumas das mais fáceis de lembrar e de descobrir o perímetro ou a circunferência, é muito fácil. Este artigo irá mostrar como - ou refrescar sua memória, se você estiver fora da escola por um longo tempo!

Instruções

(Creative Commons)
  1. Entenda o que "circunferência" significa. A circunferência é a borda de um círculo desenrolada. Isto é idêntico ao conceito de perímetro de outras formas, como um quadrado. Simplificando, é a distância ao redor da borda do círculo.

    Loading...
  2. Encontre o diâmetro. O diâmetro de um círculo é a distância entre dois pontos da circunferência que passa pelo centro do círculo. Você pode encontrar o diâmetro localizando o centro do círculo, medindo a distância do centro à borda e, em seguida dobrar esse número. Alternativamente, você pode simplesmente medir tudo através do centro do círculo.

  3. Multiplique o diâmetro por Pi. A maioria dos professores de matemática lhe permitirá utilizar 3,14 como Pi, mas outros podem querer que você considere até sete dígitos: 3,1425926. Assim, para descobrir o perímetro de um círculo, a fórmula é Pi * d. Esta equação lhe dará o perímetro, ou a circunferência de um círculo.

  4. Use uma fórmula alternativa. Você também pode usar P = 2 * r * Pi para calcular o perímetro, se você souber o raio (valor de r) e não quer se preocupar em ter de encontrar o diâmetro. É fácil - e simples - descobrir o perímetro de um círculo!

Loading...

Dicas

  • Use uma calculadora para multiplicar com decimais caso queira respostas rápidas e precisas.

O que você precisa

  • Régua
  • Calculadora

Recursos

Loading ...
Loading ...