×
Loading ...

Como descobrir quantas batidas por tempo uma música tem

Atualizado em 19 julho, 2017

A fórmula de compasso é um método de notação musical com o propósito de conduzir o ritmo de uma música. A maioria das musicas consiste em repetir frases musicais, que por sua vez são compostas de padrões em repetição. Fragmentando esses padrões e frases, é possível descrever o ritmo para alguém que nunca ouviu a música. A maioria das pessoas consegue contar junto com o ritmo, e quando você sabe por onde começar e parar de contar, será capaz de identificar a fórmula de compasso de praticamente qualquer música.

Instruções

A notação musical pode ser difícil, mas os seus conceitos são acessíveis a todos (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Entre no ritmo da música e identifique a batida. Você não precisa contar ainda, mas encontre a batida regular da canção e marque-a batendo o pé ou estralando os dedos. Continue até conseguir fazer isso naturalmente.

    Loading...
  2. Encontre o "um". Isso representa o começo de cada novo tempo. Geralmente ele é marcado claramente pelo inicio da melodia ou o começo da letra. Se a letra ou melodia começar um pouco à frente no tempo, o fim de cada frase geralmente será sinalizado com uma virada ou prato de bateria. Procure pelas repetições na frase ou melodia e tente identificar o início de cada frase.

  3. Comece contando no "um" e continue com o ritmo, contando cada batida da mesma forma que antes. Continue fazendo isso até o fim da frase, e depois comece novamente na próxima frase. Por exemplo, a música infantil "Os Dedinhos" tem quatro batidas em cada tempo, com uma batida para cada sílaba da palavra "Polegares". Tente cantar a melodia trocando as palavras por "Um, dois, três, quatro".

Loading...

Dicas

  • Essa técnica dirá o número de batidas. Conte o número de tempos em cada repetição e o número de batidas por tempo, assim você terá a fórmula de compasso. Por exemplo: quatro repetições de três batidas por tempo dará uma fórmula de 3:4, como na música "Morning Has Broken", de Cat Stevens.

Referências

Loading ...
Loading ...